Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia (OCB)1.
Os princípios do cooperativismo são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam os seus valores à prática.
Os sete princípios do cooperativismo são:
As cooperativas são organizações abertas à participação de todos.
Os cooperados votam os objetivos e metas de trabalho conjunto, bem como elegem os representantes que irão administrar a sociedade.
Todos contribuem igualmente para a formação do capital da cooperativa. Se houver sobras, serão divididas entre os sócios (cooperados).
O funcionamento da empresa é controlado pelos seus sócios (cooperados), que são os donos do negócio.
É objetivo permanente da cooperativa, destinar ações e recursos para formar seus associados (cooperados), capacitando-os para a prática cooperativista.
Para o fortalecimento do cooperativismo, é importante que haja intercâmbio de informações, produtos e serviços, viabilizando o setor como atividade econômica.
As cooperativas trabalham para o bem-estar de suas comunidades, através da execução de programas sócio-culturais, realizados em parceria com o governo e outras entidades civis.
Fonte: 1OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras.