14 de Dezembro de 2010 | 00h00
Desde março deste ano, os alunos da Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida começaram a frequentar aulas de xadrez.
A iniciativa foi articulada e organizada pelo Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba (RSA) em parceria com o Xadrez Clube de Sorocaba. No último dia 1/12, esses estudantes disputaram mais um torneio interno e demonstraram o quanto a iniciativa foi acertada no que se refere a utilizar essa modalidade esportiva como elemento de estímulo aos estudos e na melhoria do inter-relacionamento entre eles.
A atividade fez parte do programa Adote uma Escola, da Unimed Sorocaba que há seis anos adotou essa instituição de ensino. Segundo Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora de RSA, o evento foi realizado para promover a integração entre os estudantes das terceira e quarta séries que praticam xadrez nos períodos da manhã e da tarde. “Aproveitamos a oportunidade para novamente estimulá-los a continuarem praticando esse esporte após o desligamento da escola, pois muitos deles (os da quarta-série) estão cursando o último ano do ensino básico”, explicou.
Segundo Patrícia, foi muito gratificante constatar que muitos deles que não tinham nenhum conhecimento sobre o xadrez, hoje conseguem disputar partidas com alto nível de concentração. Essa condição (aprender a concentrar-se) é muito importante, porque pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento humano.
Na competição do dia 1/12, os três primeiros colocados receberam como prêmios troféus e brinquedos e outros treze alunos foram agraciados com medalhas. Também foram avaliados outros quesitos, como bom comportamento, desempenho e atenção, por exemplo.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa