2 de Janeiro de 2017 | 00h00
O Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba, é a primeira instituição brasileira da área da saúde a conquistar o certificado ISO 14001 em sua mais nova versão, a de 2015.
A confirmação de que a entidade se enquadra nos requisitos se deu após auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Poli/USP, no último 2 de dezembro e já validada pelo órgão certificador. Atualmente, a cooperativa médica local congrega 1060 médicos cooperados e 1950 colaboradores diretos.
O HMS já era certificado pela ISO 14001 desde 2014, na versão 2004. Basicamente, a norma reconhece organizações que conseguem equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades sociais e, principalmente, com políticas ambientais consistentes e efetivas. Segundo o Inmetro, há 1.559 empresas certificadas na ISO 14001:2004 e apenas 14 na versão 2015, mas nenhuma na área hospitalar.
Para conquistar o certificado, o HMS passou a adotar há alguns anos novas políticas e procedimentos, sobretudo a partir de fevereiro de 2016, para realizar o upgrade na nova versão. O hospital iniciou os projetos para reduzir e, em muitos casos, abolir totalmente o uso de papel em seus processos assistenciais e administrativos; substituir as lâmpadas fluorescentes por modelos LED e, num próximo passo, migrar para o mercado livre de energia, entre outras ações.
De acordo com o presidente da Unimed Sorocaba, o cirurgião vascular José Francisco Moron Morad, o principal desafio para cumprir os requisitos da ISO 14001:2015 foi alinhar o envolvimento das partes interessadas e as gestões setoriais sob uma perspectiva mais ampla e integrada, voltadas para as questões ambientais, além da implementação de uma sistemática de análise do ciclo de vida. “Tivemos que nos empenhar bastante para que a divulgação das mudanças necessárias, com aspecto novo e voltado para a garantia da proteção ambiental, fosse bem assimilada pelos cooperados e colaboradores, assim como ampliar o foco da instituição para as questões de sustentabilidade ambiental, alinhadas ao planejamento estratégico”, explica.
As principais mudanças na ISO 14001:2015 foram a abordagem integrada para a gestão organizacional, centrada na sustentabilidade do negócio e na administração de riscos; garantia de proteção ambiental; maior envolvimento e interesse às partes interessadas e foco no alinhamento estratégico da organização.
Para o presidente da Unimed Sorocaba, a conquista representa o reconhecimento externo de que a instituição busca a excelência dos serviços sem perder o foco na sustentabilidade ambiental. “Para os clientes desta empresa, a conquista representa, de maneira inequívoca, a certeza de que os serviços prestados pelo hospital são realizados com excelência e proteção ambiental”, finaliza Moron.
Mais informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Sergio Said(15) 3202-3515 - szscom@uol.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa