29 de Outubro de 2013 | 00h00
Em 19 de outubro, a Escola Estadual “José Osório de Campos Maia e Almeida”, adotada pela Unimed Sorocaba há oito anos,
recebeu mais uma edição do Mutirão da Saúde, realizado pela cooperativa em parceria com os estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Na ocasião, as crianças passaram por avaliações clínicas de pediatria e oftalmologia e receberam doses de vermífugo. Guloseimas, atividades de pintura, jogos esportivos e recreação também fizeram parte da iniciativa.
Segundo a gerente de Planejamento e Socioambiental da Unimed Sorocaba, Patrícia Bezerra da Silva, este é o quarto ano do mutirão. “Desenvolvemos vários projetos educacionais e sentimos a necessidade de introduzir um trabalho voltado à saúde, então, criamos esta parceria com a universidade”, contou. “No primeiro ano do evento, foram identificados vários casos de alunos com patologias, mas percebemos que, depois do acompanhamento e das orientações, esses episódios diminuíram consideravelmente”, relatou.
Os atendimentos em pediatria e oftalmologia foram desenvolvidos pelos alunos da Liga de Pediatria da FCMS e fizeram parte do projeto ABC (Amor, Bondade e Caridade). Os universitários contam que, durante as consultas, casos de doenças graves, como síndromes genéticas, alterações cardíacas, distúrbios de visão, desidratação e asma já foram identificados. Após diagnosticadas, as crianças foram encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde. “Certamente, se não fosse pelo mutirão, muitos dos pacientes não teriam sua patologia detectada no início, o que dificultaria o tratamento”, falou Rachel Serraneto Amadeu, presidente da Liga de Pediatria. “Medicina é a relação entre pessoas. Hoje, temos a oportunidade para exercitar o que aprendemos em sala de aula.”
Além do atendimento médico, foi exibido o documentário “Muito Além do Peso”, que aborda a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, e cortes de cabelo foram realizados gratuitamente, oferecidos pelo Programa Escola da Família do Governo do Estado.
O doutor Miguel Villa Nova Soeiro Filho, diretor superintendente da Unimed Sorocaba, prestigiou o evento e, orgulhoso, contou um pouco da história entre a Unimed Sorocaba e a Escola José Osório. “Há alguns anos, fomos procurados porque um aluno precisava de óculos. Percebemos que a proximidade do hospital com a escola poderia render bons resultados. Com isso, adotamos a instituição de ensino e melhoramos a estrutura do local, reformando a cozinha, o refeitório, as salas de aula e o playground. O ambiente se tornou mais agradável, o que facilita o aprendizado”, recordou. “Recentemente, firmamos uma parceria com uma escola de inglês. Agora, os estudantes do quinto ano têm acesso gratuito ao aprendizado do idioma”, disse. “Em 2005, tínhamos 50 alunos. Agora, são mais de 200. Ficamos orgulhosos com este progresso e este mutirão da saúde vem para somar, além de agregar a filosofia da cooperativa de proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade”, finalizou.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa