15 de Junho de 2011 | 00h00
A Semana do Meio Ambiente da Unimed Sorocaba foi aberta no dia 6 de junho,às 10h, pelos doutores Rodolfo Pinto Machado de Araujo e Carlos Renato Imamura, respectivamente, diretor presidente da Unimed Sorocaba e diretor técnico do Hospital Unimed Sorocaba.
Também compareceram ao evento os doutores Fernando Carvalho e Silva, Paulo Húngaro Neto (diretor de mercado da Unimed Sorocaba e diretor clínico do HUS) e João Edison Dib (coordenador de suprimentos do HUS) e Edson Cumpian (diretor administrativo do HUS), Dr. Alberto Henrique de O. Pereira (vice diretor clínico do HUS).
A primeira atividade foi a palestra “Qualidade da água e tratamento do esgoto na cidade de Sorocaba”, ministrada por Geraldo Caiuby, diretor do SAAE Sorocaba. Na ocasião, Caiuby divulgou para os colaboradores alguns dos programas desenvolvidos pelo SAAE e sua evolução, como o que envolve as estações de tratamento e os mananciais, além do programa nacional PRÓÁGUA, que classificou as águas de Sorocaba como uma das melhores do Brasil para o consumo.
Projetos futuros como a construção da nova Estação de Tratamento de Água no Parque Vitória Régia, também foram abordados. Segundo o diretor da autarquia, os projetos e o terreno já estão prontos para as obras, que devem iniciar até o final deste ano. Atualmente, 98% dos domicílios de Sorocaba recebem abastecimento de água”, diz.
Em relação ao tratamento de esgoto, mais uma estação está sendo construída, localizada no bairro de Aparecidinha “Com esta nova estação, a previsão é que até o final de 2011 teremos 100% do esgoto tratado”.
Para encerrar a abertura, o Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba, que coordenou as atividades da VIII Semana, entregou prêmio de 100 reais em vale compra para o ganhador do concurso “Retratando a Natureza”, com o tema central “Atitudes simples protegem o meio ambiente”.
Já nos dias 07 e 08 de junho, das 11h às 15h, foram realizadas, respectivamente, na sede da Medicina Preventiva e no HUS, a Feira de Objetos Recicláveis e de Educação Ambiental, com exposição de produtos confeccionados de material reciclado e produzidos por os artistas da região. Além disso, desenhos com temas ambientais feitos por filhos de colaboradores e quadros pintados pelos alunos da Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, também ficaram expostos.
Segundo a coordenadora do Departamento de Responsabilidade Socioambiental, Patrícia Bezerra da Silva, a semana priorizou valorizar expositores que desenvolvem um trabalho social com a população carente e que se preocupam com o meio ambiente. Ela aponta como diferencial dos outros anos a participação do artesão Sérgio Gomes. Desde 1996, ele confecciona miniparóquias reutilizando restos de vidros. “Uso nos meus trabalhos uma média de 500 a 18 mil pedacinhos de vidros”, conta Sérgio. “No Brasil temos dificuldade de reciclar vidros. O Sérgio encontrou uma boa alternativa para diminuir o descarte deste material na natureza”, ressalta Patrícia.
Após a exposição, foi realizada a Oficina de Artesanato exclusiva para colaboradores, ministrada pela gestora ambiental Nadia Xocaira, na Sala de Aula do Laboratório do HUS. Na oportunidade, os participantes aprenderam a confeccionar caixas de vários tamanhos utilizando como matéria-prima chapas de raios-X usadas.
As atividades encerram no dia 10/06, às 10h, com a palestra “Problemas ambientais com o descarte de bituca de cigarro”. Ministrada por Marcos Poiato, a atividade teve o objetivo de mostrar a problemática ambiental deste tipo de resíduo e de apresentar aos colaboradores como funcionará os nove coletores que serão instalados no hospital. A atividade também aconteceu na Sala de Aula do Laboratório da instituição e na Medicina Preventiva no dia 07/06.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa