10 de Dezembro de 2015 | 00h00
No dia 27 de novembro, a Unimed Sorocaba promoveu o seu 10º Simpósio do Meio Ambiente, com o tema “Uso sustentável dos recursos hídricos e energéticos”.
O encontro foi realizado no espaço Cadoff Eventos e reuniu mais de 70 pessoas, entre colaboradores e cooperados da cooperativa médica, além de estudantes e profissionais da área.
A mesa solene da abertura foi composta pelo presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad; pelo diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Rodrigo Maldonado; e pelo secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. Também estiveram presentes o vice-presidente e o superintendente da Unimed Sorocaba – respectivamente, Paulo Hungaro Neto e Miguel Villa Nova Soeiro Filho.
Moron Morad deu início ao evento destacando que é sempre um prazer participar do encontro e saudando a todos os colaboradores envolvidos na organização. “Discutir este assunto é de grande importância, ainda mais com a crise pela qual o Brasil está passando nesses setores”, disse. “A Unimed Sorocaba toma medidas para sempre fazer o melhor nessas questões, como troca de lâmpadas, reuso de água, entre outras ações”, completou.
Já o diretor geral do Saae falou sobre a atuação da empresa, há 50 anos em Sorocaba, e contou detalhes sobre projetos futuros, como a captação da água do Rio Sorocaba, que será tratada no bairro Vitória Régia e abastecerá toda a Zona Norte. “Nossa água é reconhecida nacionalmente”, garantiu. “Não tem como fazer saúde sem água de qualidade e tratamento de esgoto.”
Para o secretário de Meio Ambiente de Sorocaba, a questão ambiental do planeta está numa encruzilhada. “Não temos mais recursos naturais à nossa disposição. Agora, teremos que usar nossa capacidade de inovação e adaptação”, explicou.
O simpósio abordou questões sobre “Inovação para a sustentabilidade”, “Consumo consciente de água e recursos energéticos – como estamos e para onde vamos”, “Fontes energéticas no Brasil – oportunidades para os próximos 10 anos”, “Energia em serviço de saúde – fontes alternativas mais limpas e seguras” e “A crise hídrica e como esta afeta os serviços de saúde”.
Além das palestras, a atividade contou com exposição de banners, feira socioambiental e a apresentação do case Eficientização da Iluminação Predial, ganhador da 1ª Sessão de Pôster, com o tema “Projeto de Eficiência Energética”, no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes (SP).
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa