14 de Junho de 2010 | 00h00
O evento também contou com a palestra “Problemas Ambientais com descarte de pilhas e baterias”, ministrada pelo presidente do Instituto Viver Sorocaba, Vladimir Maciel Campos, e pelo o subtenente da Polícia Militar Ronaldo da Silva Reis
A VII Semana do Meio Ambiente da Unimed Sorocaba foi realizada entre os dias 31 de maio e 4 de junho. A abertura contou com palestra proferida pela secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, e as presenças do diretor superintendente da cooperativa, doutor José Francisco Moron Morad; do diretor técnico do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS), doutor Carlos Renato Imamura e do médico cooperado doutor Celso Eugênio Pinto. Gestores e colaboradores do HUS também participaram da atividade.
Intitulada “Como são tratadas as questões ambientais em Sorocaba”, a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba abordou diversos aspectos práticos como, por exemplo, o tratamento dos resíduos e dos efluentes, as ciclovias, o número e as características dos parques da cidade, os ecopontos para entulhos e como é constituída a secretaria que dirige.
À tarde, duas integrantes do “Projeto Recicla Bijou” realizaram uma aula de artesanato para os colaboradores, quando foram confeccionadas peças com potes de vidros provenientes da cozinha do hospital. Os participantes se mostraram muito satisfeitos com a técnica apresentada pelas artesãs, por conta da rapidez para produzir as peças e pelo grau de aproveitamento de um material que é considerado não degradável na natureza, o vidro.
No dia 1 e 2 foi realizada a feira de objetos recicláveis e de educação ambiental, respectivamente na Medicina Preventiva e Hospital Unimed .
O evento foi aberto ao público e contou com a participação de sete expositores que apresentaram trabalhos artesanais como, artes em papel e em vidro, bolsas, caixas de presentes, colares, objetos confeccionados com panos e retalhos, entre outros. “O objetivo é conscientizar a população que podemos reaproveitar objetos que já foram usados, protegendo o planeta em que vivemos” destacou Patrícia Bezerra da Silvia, coordenadora do departamento de responsabilidade socioambiental da Unimed Sorocaba. Nesta atividade foram expostos os desenhos produzidos pelos filhos dos funcionários que participaram do concurso “Desenhando a Natureza”. Um dos ganhadores foi o pequeno Antônio Júlio Craveiros de Neto, de 7 anos, o filho da colaboradora Giane, do almoxarifado. Ele fez questão de comparecer para receber o prêmio pessoalmente e registrar o momento ao lado do seu desenho. Os demais contemplados foram: Ana Julia Petrazze (4 anos), Ana Laura Medrado de Araújo (7 anos); Anna Mayumi de Carvalho (8 anos), Camila Marangoni (8 anos); Carlos Eduardo Cordeiro (7 anos), Maria Eduarda Medrado de Araújo (8 anos), Lorena dos Santos (4 anos), Vitória Santos (7 anos); Gabriel Ricardo Alves (8 anos) e Giane Pereira Zein (05 anos).
Completando as atividades da semana foram realizadas palestras sobre o descarte de pilhas e baterias, as quais ocorreram no dia 1 na Medicina Preventiva, e no dia 4 no hospital. Com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre o correto descarte desses materiais, a palestra foi ministrada pelo presidente do Instituto Viver Sorocaba, Vladimir Maciel Campos e pelo o subtenente da Polícia Militar, Ronaldo da Silva Reis. “Hoje, Sorocaba é referência na região em reciclagem de produtos eletrônicos atingindo uma margem de 40% ao ano. Através de um trabalho exercido em parceria com a Polícia Militar, conseguimos recolher de 80 a 100 quilos de material por mês” revelou Vladimir. Para finalizar a semana ocorreu a implantação da coleta seletiva na Escola Estadual José Osório, adotada pela Unimed Sorocaba.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa