10 de Novembro de 2010 | 00h00
O Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba realizou durante o dia 5/11 seu 5º V Simpósio de Meio Ambiente.
Neste ano, o tema abordado foi a ecoeficiência na gestão de resíduos sólidos urbanos e de serviços de saúde. A atividade aconteceu no Cadoff Eventos das 8 às 18 horas.
A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente da Unimed Sorocaba, doutor Rodolfo Pinto Machado de Araujo, que revelou estar feliz e surpreso com o número de participantes (cerca de 150 inscritos), além de ressaltar o papel da cooperativa com o tema em pauta. “A preocupação da Unimed Sorocaba com o meio ambiente vem desde a instalação do seu hospital, e a cada dia buscamos evoluir nossa consciência e ampliar nossas ações nesse sentido”, destacou.
Segundo Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba, o objetivo do simpósio é unir forças e conhecimentos adquiridos a partir de ações voltadas ao meio ambiente e discutir questões sociais e ambientais. “É muito importante contribuir sempre e mostrar que cada vez mais a Unimed Sorocaba tem uma grande preocupação com o meio ambiente e que podemos ser referência nesse assunto”, declarou.
Durante o simpósio, aconteceram palestras o panorama nacional da gestão de resíduos sólidos urbanos e da saúde (com o coordenador do departamento de resíduos especiais da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Odair Luzi Segantini), ecoeficiência aplicada à gestão de resíduos de serviços de saúde (professor-doutor Paulo Boschov, coordenador da Comissão Institucional de Resíduos Químicos e Biológicos da Unesp), a política nacional de resíduos sólidos e a logística reversa (professor-doutor Cláudio Mahier, diretor de Administração e Finanças da Fundação de Amparo à Pesquisa, o Rio de Janeiro), o panorama geral da coleta seletiva no Brasil (Ivo Milani, consultor de projetos da Cempre), problemas decorrentes do uso de mercúrio nos serviços de saúde (doutora Cecília Zavariz, médica e auditora fiscal do Ministério do Trabalho), a logística reversa para o descarte de carteirinhas de um plano de saúde (Rosemeire Capelossa Gomes, do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Central Nacional Unimed) e os resíduos de serviços de saúde e coleta seletiva a partir da experiência do Hospital de Clínicas de São Paulo (enfermeira Cleonice Bezerra dos Santos).
O evento contou com o apoio do Hospital Unimed Sorocaba e o patrocínio da Gráfica e Editora Flamboyant, Aquamedic, DD Desentupidora, Deli-Ar, Chem-Aqua, Gas Natural, Hidro Labor, Fasolim, Cardoso Plásticos, Tratalix e Rochaforte.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa