Início / Notícias

Notícia

5 de Junho de 2018 | 15h05

Unimed Sorocaba realiza o primeiro implante de bonebridge da região

No último 11 de maio, o professor-doutor Luiz Carlos Alves de Souza, juntamente com o cooperado e otorrinolaringologista Márcio Henrique Falchi de Barros, comandaram a primeira cirurgia de implante ativo por condução óssea feito na Região Metropolitana de Sorocaba. O procedimento durou cerca de duas horas e meia, beneficiou uma mulher de 52 anos de idade e foi realizado no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba. Ela teve implantado um equipamento denominado bonebridge.

Resumidamente, explica Márcio Barros, bonebridge funciona da seguinte maneira: ele capta os sons gerados externamente – que são uma energia física-mecânica -, transforma-os em impulsos elétricos e os envia, por meio de ondas de rádio, para um receptor (colocado sobre a calota craniana). Este, por sua vez, gera vibrações e as direciona diretamente à cóclea, sem a necessidade de passar pelo tímpano, martelo, bigorna e estribo, ou seja, sem precisar que esta estrutura esteja funcionando. 

O professor Luiz Carlos reside em Ribeirão Preto (SP) e durante 30 anos esteve diretamente ligado à vida acadêmica, na qual foi chefe do serviço de otorrinolaringologia do campus da USP naquela cidade e diretor do curso de medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Fez residência nos Estados Unidos, onde foi aluno do professor Paparella, uma das maiores autoridades da otologia mundial. Ele elogiou o HMS: “Fiquei extremamente bem impressionado com a estrutura do hospital e com o seu time de apoio.”



Compartilhe: