30 de Novembro de 2010 | 00h00
Em alguns casos, fotografar poder ir muito além de um hobby. Pode significar a agregação de mais qualidade aos serviços prestados ou a possibilidade de avaliar resultados antes e depois de determinados procedimentos.
Por saber que muitos médicos da Unimed Sorocaba têm interesse e necessidade em dominar as ferramentas da fotografia digital, o Centro de Estudos Unimed Sorocaba (CEUS) promoveu um curso básico de fotografia exclusivo aos médicos cooperados. O curso foi ministrado pelo fotógrafo Leonardo Luz nos dias 26 e 27 de novembro no auditório do Hotel Chamonix.
Na abertura do evento, o doutor Carlos Alberto Caniello, diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba e coordenador do CEUS, ressaltou o interesse dos cooperados pela fotografia e agradeceu a presença de todos. “Acredito que o fascínio pela fotografia está em poder registrar e eternizar momentos únicos”, destaca.
O curso aconteceu de forma dinâmica e prática, voltado para os recursos que a fotografia digital oferece, desde seus equipamentos mais básicos até técnicas mais avançadas. O programa também abordou temas como obter uma imagem com qualidade, interação com a máquina digital, iluminação, experiência interna e externa (aula prática).
Segundo Leonardo Luz, a fotografia está inserida na ciência médica há muito tempo. “Fotografar faz parte da medicina, muitas vezes pelo olhar clínico dos médicos a fotografia acaba virando um hobby”, declara. Para o publicitário, a fotografia não é uma verdade, ou seja, um documento. “A fotografia é uma invenção, uma forma de mudar e fazer a sua verdade, ou melhor, fazer a verdade sobre o seu olhar. Várias pessoas podem olhar o mesmo quadro, mas cada uma terá uma visão sobre ele e registrará de formas diferentes”, afirma.
Leonardo Luz dedica-se à fotografia há mais de 30 anos e é proprietário do Estúdio Luz, de Ribeirão Preto, um dos maiores do interior de São Paulo. Profissionalmente trabalha com as mais importantes indústrias da região de Ribeirão Preto e na cidade de São Paulo possui um estúdio para atender as grandes agências da capital. Durante muitos anos ministrou aulas em diversas unidades do SENAC e na Escola Focus. Atualmente, ainda é professor em faculdades do interior do estado e em cursos in company em diversas cidades.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa