Início / Notícias

Notícia

8 de Junho de 2011 | 00h00

Unimed Sorocaba, PUC- SP e Esplanada Shopping realizaram Campanha de Combate ao Fumo

As pessoas que passaram pelo local receberam orientações sobre os problemas de saúde causados pelo fumo, prevenção e diagnóstico precoce das doenças pulmonares

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, a Unimed Sorocaba em conjunto com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP e o Esplanada Shopping, realizaram uma campanha de conscientização que aconteceu no dia 31/05, das 13 às 21 horas, na Praça de Eventos do Esplanada Shopping. 

Quem passava pelo local pôde se submeter ao exame de espirometria – que mensura os volumes e as capacidades pulmonares, a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões -, os fumantes avaliaram também a concentração de monóxido de carbono no ar expirado  e receberam orientações sobre os métodos preventivos e técnicas para deixar de fumar. Todas as ações foram realizadas por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas e estudantes de medicina.

“Esta ação é um grande incentivo para os fumantes largarem o vício. No dia a dia, muitas pessoas não costumam ir ao médico. Aqui elas aproveitam para adquirir informações e fazer a avaliação pulmonar. Na oportunidade, incentivamos os fumantes a procurarem o ambulatório do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, especializado no controle do tabagismo”, explicou Bruna Zini, estudante de medicina da PUC-SP e representante da Liga de Pneumologia da faculdade.

Segundo a pneumologista Marta Elizabeth Kalil, coordenadora do evento, cooperada da Unimed Sorocaba e docente da PUC-SP, a ação aconteceu para divulgar as doenças causadas pelo tabagismo e, principalmente, elucidar dúvidas sobre seus males e fazer com que as pessoas procurem o médico.

“Este ano divulgamos a Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde (OMS), que objetiva o controle do tabaco, e o Programa Gratuito de Controle ao Tabagismo, desenvolvido por médicos, psicólogos e nutricionista do Conjunto Hospitalar e que é aberto ao público” salienta a pneumologista.

Também houve orientações quanto à importância da prática de exercícios físicos na reabilitação pulmonar. “Os benefícios adquiridos com a prática de exercícios supervisionada por fisioterapeuta podem ser percebidos em algumas semanas de programa”. Há um aumento da capacidade respiratória (aumentar o fôlego), da força muscular, diminuindo assim sua falta de ar e cansaço, assim como, melhora sua qualidade de vida, relata Leila Cristina Raszl Gagliardi, fisioterapeuta e coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed Sorocaba.

Foram atendidas 140 pessoas, 48 espirometrias realizadas e destas, em torno de 30% apresentaram alterações da função respiratória.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: