2 de Junho de 2010 | 00h00
O Centro de Estudos da Unimed Sorocaba (CEUS) promoveu no último dia 27 de maio, um simpósio jurídico enfocando a prevenção dos passivos trabalhistas.
O evento foi realizado no salão de eventos Cadoff e teve como palestrante o assessor jurídico do Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos (Sincoomed), José Roberto Silvestre.
Com o objetivo de orientar sobre ações preventivas que podem eliminar o risco de ações trabalhistas, o simpósio abordou temas como o registro do trabalhador e as consequências advindas de sua ausência, como contratar sem riscos trabalhistas um novo funcionário, controle de horários, férias, 13º salário, acúmulo de funções, entre outros tópicos.
“É importante evitar o processo trabalhista”, destacou José Silvestre. “Afinal, depois de iniciado fica extenso e complica a situação do empregado e do empregador. No campo trabalhista existem questões que não tem como ser evitar, por isso é importante ser cauteloso na hora de estabelecer qualquer vinculo trabalhista”, aconselhou.
Segundo o palestrante, cerca de 90% dos casos das demandas na Justiça do Trabalho estão relacionadas ao pagamento das horas extras. “Aquele empregado que não quer ser registrado em carteira não serve para trabalhar com você, afinal mais tarde esse prejuízo pode ser incalculável”, alertou.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa