Início / Notícias

Notícia

27 de Junho de 2018 | 11h45

Unimed Sorocaba promove plantio de mudas nativas

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente (4 a 8 de junho), a Unimed Sorocaba promoveu um plantio de mudas nativas e compartilhou orientações relacionadas à educação ambiental. A ação foi realizada pelos setores de Hemodiálise e Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade na praça Professor Dr. Francisco José de Barros e na área verde adotada pela Cooperativa há alguns anos. Ambas estão localizadas no entorno do Hospital Dr. Miguel Soeiro. 

A iniciativa visou compensar as emissões dos gases do efeito estufa (GEE) gerados pela Hemodiálise. Os dados que norteiam esta compensação foram obtidos por meio de um inventário e abrangeram os processos de funcionamento de toda a estrutura do setor – incluindo o transporte dos pacientes e funcionários, o uso dos aparelhos de ar-condicionado, o descarte de resíduos, entre outros. 

De acordo com o superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro, a instituição se preocupa com as consequências danosas do aquecimento global. “É importante que cada um faça a sua parte, conforme a máxima do pensamento ambientalista: ‘agir localmente, pensar globalmente’”, afirmou. 

A atividade foi conduzida pelos pacientes renais atendidos no Hospital, colaboradores e filhos de colaboradores da Hemodiálise e pela equipe de jardinagem do setor da Hotelaria. “O objetivo foi favorecer a criação de um sentimento coletivo de convívio e pertencimento local, de cuidado com a boa qualidade ambiental e de fiscalização para a manutenção das áreas”, salientou o cooperado e professor da PUC-SP, Ricardo Cadaval.

Com o desenvolvimento das árvores nativas, será favorecida a defesa natural da microbacia frente aos impactos da erosão, do assoreamento e das inundações. Tais ações auxiliam ainda a biodiversidade, a drenagem e a recarga de água nos lençóis freáticos, ao mesmo tempo que promove a incorporação do gás carbônico, um dos causadores do efeito estufa. 
“Estimulamos e sensibilizamos a comunidade para a proteção do patrimônio público”, contou a gerente de Planejamento e Sustentabilidade da Cooperativa, Patrícia Bezerra da Silva. 


Compartilhe: