Início / Notícias

Notícia

6 de Setembro de 2012 | 00h00

Unimed Sorocaba promove ciclo de palestras sobre convivência com o diagnóstico do câncer

É possível conviver com o diagnóstico de câncer? Para quem sofre da doença, a resposta pode ser negativa. No entanto, profissionais da saúde revelam que é possível e, ainda mais, imprescindível viver bem mesmo com a descoberta do câncer.

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o assunto, a Unimed Sorocaba preparou um ciclo de palestras com a equipe multiprofissional do ambulatório de quimioterapia, que discutirá o tema em diversas esferas. Em 30 de agosto, foi realizada a abertura deste ciclo, ministrada pela psicóloga hospitalar Giselle Cristina Teixeira Dias. O encontro, que reuniu cerca de 20 pessoas, aconteceu na sede da Medicina Preventiva e esclareceu dúvidas de quem passa pela aceitação da doença.

Durante a palestra, Giselle apresentou os cinco possíveis estágios de quem descobre o diagnóstico de câncer: negação e isolamento; raiva; negociação e barganha; depressão e aceitação. Segundo a especialista, essas fases nem sempre acontecem na mesma ordem e podem variar para cada pessoa. O convívio familiar pode minimizar, e muito, os efeitos das etapas mais difíceis: “A presença da família influencia positivamente no tratamento e na cura. O assunto não deve ser encarado como tabu. O objetivo deste ciclo é eliminar a ideia do câncer como um castigo”, afirmou Giselle.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a estimativa para os anos de 2012 e 2013 é o surgimento de cerca de 520 mil novos casos de doenças oncológicas. Por outro lado, aumentam as estatísticas de sucesso no tratamento e das pessoas que aprendem a lidar e conviver com esse diagnóstico. Por isso, existe a preocupação da Unimed Sorocaba em minimizar a dor gerada pela doença. “A ideia é mostrar para essas pessoas que é possível utilizar esse momento difícil da vida como ponto de partida para novas possibilidades”, disse Giselle.

Os próximos encontros serão coordenados por profissionais de nutrição, enfermagem e assistência social. As palestras acontecerão uma vez por mês, na sede da Medicina Preventiva, localizada na Rua Salvador Corrêa, 485, Jardim Vergueiro. As inscrições são grátis e, para participar, os interessados devem se inscrever pelo telefone (15) 3229-3000, ramal 3130, ou pelo e-mail quimioterapia@unimedsorocaba.com.br.

Mais informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Ariana Oliveira
(15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br

 

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: