10 de Outubro de 2011 | 00h00
Dando início à programação, o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba realizou, pela manhã, a Caminhada para o Coração. O evento aconteceu na pista de caminhada do Campolim, onde os participantes puderam aferir pressão, receber orientações, fazer alongamentos com o apoio da equipe multidisciplinar do setor e praticar caminhada.
Segundo Jurandir Pereira, participante das atividades desenvolvidas pelo Serviço da Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba, fazer caminhada mudou sua rotina de vida. “Faz muito bem para a saúde. Devemos convidar todos para pratiquem”, conta.
Para a fisioterapeuta da Medicina Preventiva, Vivian Martins, o evento em comemoração ao Dia Mundial do Coração tem o intuito de mostrar à população a importância de praticar atividades físicas e receber orientações sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. “Praticar atividade física é fundamental para uma melhor qualidade de vida em qualquer idade”, ressalta.
Dando continuidade às atividades, o cardiologista Fernando Sampaio ministrou a palestra Mitos em Cardiologia no mesmo dia, às 15 horas, na sede da própria MP (Rua Salvador Correa, 485, Vergueiro). No evento, foram esclarecidas dúvidas sobre as doenças cardiovasculares causadas pelos fatores de risco, como tabagismo, colesterol avançado, pressão arterial elevada, vida sedentária, obesidade e diabetes.
“Muitas pessoas relacionam sintomas e doenças. A ideia desta palestra nasceu justamente para acabar com alguns mitos que, na grande maioria, não são verdade para a medicina. Por exemplo, todos os dias, ouço no meu consultório que a dor de cabeça é sintoma da pressão alta. Mas, na realidade, esta relação não existe, pois ela é uma doença silenciosa”, afirma o cardiologista Fernando Sampaio.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa