Início / Notícias

Notícia

29 de Dezembro de 2014 | 00h00

Unimed Sorocaba promove “Amigos da Saúde”

No último domingo (14), a Unimed Sorocaba realizou, pelo sexto ano consecutivo, o evento Amigos da Saúde, que reuniu usuários em tratamento prolongado.

Até 2013, a atividade era denominada “Encontro de Pacientes Crônicos”. A coordenadora da Hospitalidade da instituição, Rosineide Rodrigues Roseno Soares, explicou a mudança de nome: “Somos, antes de tudo, amigos. Passamos a maior parte do tempo uns com os outros”.

Cerca de cem pessoas compareceram, entre pacientes e familiares. Cooperados, gestores e membros da Diretoria Executiva e da Diretoria Clínica e Técnica do Hospital Dr. Miguel Soeiro também estiveram presentes. “A Unimed Sorocaba é referência em qualidade e tecnologia e sabe tratar dos seus pacientes com carinho”, destacou Rosineide. Durante a abertura, o presidente da cooperativa médica, José Francisco Moron Morad, também enfatizou esse diferencial: “Procuramos sempre oferecer o que há de melhor aos nossos clientes”.

Durante toda a manhã, além de um coquetel aos convidados, houve a apresentação das equipes da Quimioterapia, Hemodiálise, Medicina Preventiva, SADHUS (atendimento domiciliar), Hospitalidade, Transplante; o espetáculo do Trio Musical e a participação do voluntário Mário Bastos, que fez as vezes de Papai Noel e levou palavras de incentivo e motivação.

O evento também teve a exibição de depoimentos gravados com pacientes que passaram por tratamentos prolongados e, hoje, têm boa saúde. Entre os entrevistados estava E.N.N.S, que descobriu, aos 27 anos, ter câncer de mama. “Foram quatro anos de tratamento”, relembrou. Quando ficou careca, achou que não era mais a mesma pessoa. “Mas descobri que não precisamos de cabelo ou corpo bonito, basta olhar para o nosso interior. Tinha duas opções: fazer o tratamento chorando ou rindo. Optei por fazê-lo sorrindo”, finalizou. Já V.S.C. relatou que, enquanto estava grávida, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. O tratamento durou cinco anos. “As pessoas não podem desistir da vida, de serem felizes e úteis”, orientou. “Hoje, me sinto cem por cento saudável.”

O Trio Musical, formada por voluntários, sendo que dois deles trabalham no Hospital Dr. Miguel Soeiro, fez sucesso e animou o encontro em duas apresentações. “Foi emocionante”, resumiu um dos seus integrantes, o coordenador médico do Centro de Nefrologia e Diálise, Fernando Carvalho e Silva. “Ver pacientes, dos quais cuidamos diariamente, dançando, se divertindo e bem dispostos, é gratificante.”

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: