29 de Junho de 2010 | 00h00
Cento e trinta atendimentos. Este foi o balanço final do mutirão de avaliação pediátrica realizado no sábado, 19 de junho, junto aos alunos da Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba há seis anos.
A atividade foi promovida pela Unimed Sorocaba, Liga de Pediatria da Faculdade de Medicina da PUC-SP e Prefeitura Municipal de Sorocaba. Segundo Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do departamento de responsabilidade socioambiental, "proporcionar a estas crianças, com as quais nos relacionamos durante todo o ano, a oportunidade de passar por uma avaliação de saúde, significa para a Unimed um sonho realizado. Pretendemos que este seja o primeiro de muitos mutirões em parceria com a Liga de Pediatria”.
Ao chegarem ao local, acompanhada por seus pais ou responsáveis, cada criança recebia uma senha e, enquanto aguardava o momento de ser atendida participava de atividades de recreação e lazer. Ao serem chamadas, passavam por uma triagem, anamnese e, finalmente, pelas consultas individuais com médicos da faculdade de medicina da PUC-SP e da Unimed Sorocaba. Casos que mereciam atenção especial foram encaminhados aos serviços públicos de saúde.
Toda a atividade foi acompanhada por 40 integrantes da Liga de Pediatria da PUC-SP, formada por estudantes do primeiro ao sexto ano da faculdade de medicina. “Esta experiência melhora a nossa técnica, o conhecimento e a prática clínica”, disse Fernanda Trani Ferreira, presidente da Liga e aluna do 4º ano da medicina. “É também um exercício de solidariedade”, completou seu colega, Danilo de Assis Pereira, do 3º ano.
Muitos dos sextanistas também participaram do mutirão. Alguns trocaram o plantão nos hospitais para comparecerem ao evento. como a estudante Carla Mele Licato, do 6º ano e membro da Liga de Pediatria desde que ingressou na faculdade. “Este mutirão enaltece o caráter social e comunitário da nossa profissão”, destacou.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa