Início / Notícias

Notícia

17 de Março de 2009 | 00h00

Unimed Sorocaba oferece curso gratuito de capacitação profissional às pessoas portadoras de deficiência

A Unimed Sorocaba em parceria com Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Itu e Sorocaba, promoverão o curso 'Preparação para o Trabalho em Área de Saúde'.

O programa tem o objetivo de capacitar pessoas  portadoras de deficiências auditivas e físicas para o mercado de trabalho e será desenvolvido dentro de uma carga de 368 horas/aula.

As aulas começarão dia 13 de abril e serão ministradas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 16h às 18h30 no Senai de Sorocaba, localizado na Praça Roberto Mange, 39, Santa Rosália. O conteúdo programático abordará temas como gestão da qualidade, informática, comportamento, segurança e medicina do trabalho. 

Através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), foi estabelecido um acordo entre Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público e o Sindicato dos Empregados da Saúde. Segundo Vitório José Cattai, Gerente Regional do Trabalho da Região de Sorocaba, a iniciativa na área da saúde é inédita no País e deverá render bons resultados. “Encontramos uma maneira para que as empresas cumpram a cota definida por lei, pois elas enfrentavam algumas dificuldades para encontrar portadores de deficiência capacitados”, definiu. “Mais que cumprir a legislação, este programa contribuirá para resgatar a cidadania dessas pessoas”, completou Cattai.

A mesma opinião é compartilhada pelo Diretor do Senai de Sorocaba, Jocilei Oliveira. “Esta parceria atende os dois lados da situação”, pondera. “As pessoas com deficiência serão capacitadas de forma inclusiva para agir como profissionais criativos e produtivos e a sociedade, oferecerá condições para que essa possibilidade se concretize efetivamente”. 

Para o Diretor Presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Rodolfo Pinto Machado de Araujo, a iniciativa será de extrema importância às ações que a instituição já promove junto a comunidade. “A Unimed participa e apoia ativamente diversos projetos sociais, culturais e comunitários por entender que sua responsabilidade vai além do âmbito empresarial”, define. “Por isso patrocinamos a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, o Projeto Barça-Unimed, apoiamos a Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida e  diversas ações voltadas, principalmente, à saúde da população”.

Tornar o portador de deficiência um profissional capacitado e fazê-lo sentir-se uma peça importante e sem qualquer distinção no contexto da empresa é um dos principais objetivos do programa. Essa é a opinião do Diretor Superintendente da Unimed Sorocaba, Dr. José Francisco Moron Morad. “Estamos totalmente empenhados nesse programa de capacitação e acreditamos que os novos futuros colaboradores somarão muita competência à Unimed Sorocaba”, acrescenta Palmira Santini gerente de Recursos Humanos da empresa.

“Todo o Programa da Unimed Sorocaba foi elaborado pela equipe técnica do professor Helvécio Siqueira de Oliveira, diretor do Senai de Itu. “Além de incluir outras  atividades internas teremos palestras e atividades de sensibilização juntos aos cooperados e colaboradores da Instituição”, finaliza Palmira.

Esta não é a primeira vez que a Unimed Sorocaba lança um programa de capacitação voltado a pessoas portadoras de deficiência. Em 2006, a cooperativa médica lançou o curso “Informática e Telemarketing para Portadores de Necessidades Especiais”, inserido em seu Programa Vexpert de Responsabilidade Social, desenvolvido em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), Senai de Itu e Asac (Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais). Na ocasião, um dos motivos que impulsionou a Unimed Sorocaba a promover o curso foram os dados estatísticos do IBGE, segundo os quais, cerca de 12% da população de Sorocaba era portadora de algum tipo de deficiência física e deste universo, 2,8% era formado exclusivamente por deficientes visuais.

Para participar do curso “Preparação para o Trabalho em Área de Saúde”, o interessado deve ter concluído o Ensino Fundamental, ter mais de 18 anos de idade e retirar o formulário de inscrição até o dia 27 de março, no Senai de Sorocaba, das 8 às 18 horas. Posteriormente será agendada uma entrevista, quando o candidato deverá comparecer munido de título de eleitor, CPF, certificado de alistamento militar, carteira profissional, comprovantes de escolaridade, residência e da deficiência (assinado por médico). Inicialmente serão disponibilizadas 17 vagas no curso. Mais informações na secretaria do Senai de Sorocaba ou pelo telefone (15) 3233-5144.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: