14 de Abril de 2015 | 00h00
A Unimed Sorocaba lança a segunda fase do Picture Archiving Communication and System (Pacs).
Por meio desta ferramenta, os pacientes e médicos já conseguem ter acesso aos resultados dos exames de imagem pela internet, abolindo, dessa maneira, a necessidade de imprimir os laudos em papel e algumas imagens em acetato, produto de longa degradação no meio ambiente.
A nova tecnologia está à disposição no portal da Unimed Sorocaba (unimedsorocaba.com.br), na aba Serviços Online. “Basta inserir os números de protocolo e senha”, explicou Luis Carlos Terciani, gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Sorocaba. Atualmente, a cooperativa médica sorocabana realiza, aproximadamente, 23.000 exames de imagem por mês.
A primeira vez que o projeto do Pacs foi apresentado aos profissionais da Unimed Sorocaba foi em 11 de dezembro de 2013, quando Marcelo Valente, radiologista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), proferiu uma palestra aos colaboradores e médicos que trabalham diretamente com exames de imagem. Durante o ano passado, o projeto foi sendo implantado e testado até chegar a este estágio.
Para o presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, o funcionamento do Pacs é um avanço significativo. “A formatação anterior possibilitava que as imagens circulassem somente entre as diversas áreas do hospital”, comparou. “Agora, o médico pode acessar o exame diretamente do seu consultório, agilizando o processo e aprimorando seu trabalho”, prosseguiu. “Além disso, o impacto ambiental será diminuído, o que vem ao encontro da responsabilidade socioambiental da cooperativa.”
Já o vice-presidente da Unimed Sorocaba, Paulo Hungaro Neto, destaca o pioneirismo da instituição. “Dentro do cenário mercadológico regional, trata-se de mais um determinante diferencial tecnológico, encontrado apenas nos grandes centros urbanos, proporcionando uma nova oportunidade de negócio para a cooperativa. A ferramenta é uma evolução tecnológica e um avanço nas soluções para o acesso integrado. Ela beneficiará o paciente, que terá todo o seu histórico à disposição do médico. O recurso está alinhado ao objetivo da Unimed do Brasil com a implantação do Registro Eletrônico de Saúde (RES)”, completou.
Na ocasião do lançamento, Marcelo Valente desmistificou alguns conceitos equivocados. “Instalar um sistema de administração da imagem equivale a dar um salto, como vários que já foram dados ao longo da história da humanidade. Não significa esquecer tudo que já se aprendeu até agora, mas sim agregar novos e mais modernos conhecimentos”, explicou.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa