20 de Abril de 2022 | 10h38
Com foco na promoção da saúde, cooperativa apoia as principais equipes de diferentes modalidades esportivas da cidade.
Segundo
a Organização Mundial da Saúde (OMS), até cinco milhões de mortes por ano
poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa. Estatísticas da OMS
mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não
praticam atividade física suficiente. No Brasil, de acordo com dados do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 47% dos
brasileiros são sedentários. Entre os jovens esse número sobe para 84%, o que é
ainda mais alarmante.
A
prática esportiva tem um papel importante para
prevenir e controlar doenças, além de reduzir os sintomas de depressão e
ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde
do cérebro.
Inspirada
nesses indicadores, a Unimed Brasil criou o movimento MUDE1HÁBITO, por meio do
qual as Unimeds espalhadas por todo o país promovem ações vinculadas ao
posicionamento nacional da marca, com a intenção de expandir a lembrança e
conhecimento do sistema como referência em saúde e bem-estar. A ideia é
compartilhar cada vez mais ações voltadas ao cuidado com a saúde, oferecendo
experiências positivas aos clientes e sociedade em geral.
A
Unimed Sorocaba, por exemplo, renovou contratos e fechou novas parcerias com
equipes esportivas para o ano de 2022, com o foco de promoção da saúde por meio
do incentivo ao esporte. Entre elas estão as equipes do Esporte Clube São Bento
e Magnus Futsal, que continuarão recebendo o apoio da cooperativa, em uma
parceria que já acontece há alguns anos. A cooperativa também renovou seu
contrato com a equipe de Handebol Feminino SER Unimed Sorocaba e fechou dois
novos contratos com as equipes de vôlei feminino - Renasce Vôlei Sorocaba e de
basquete masculino sub-14 do Colégio Uirapuru.
Nos
últimos anos, os patrocínios vêm ganhando cada vez mais espaço nas estratégias
da cooperativa, até que em 2020 uma assessoria especializada foi contratada
para revisão dos processos e definição de fluxos e documentos específicos dessa
frente de atuação, como a criação de uma Política de Patrocínio, por exemplo.
Desde então, o setor vem profissionalizando cada vez mais suas parcerias e
trazendo mais embasamento para as decisões acerca dos projetos apresentados.
De
acordo com a diretora de Mercado da Unimed Sorocaba, Dra. Jeane Marie Peter, patrocinar
equipes esportivas é uma maneira de fomentar a prática de esportes na região e
vincular a marca em um grande movimento de promoção à saúde. “Desde as primeiras
parcerias firmadas em 2014, a Unimed Sorocaba vem dedicando uma parcela do seu
orçamento anual de marketing para o fomento do esporte com a proposta de reforçar
seu posicionamento na região como empresa voltada à saúde e qualidade de vida
da população. Por esta razão, hoje a Unimed Sorocaba apoia as principais
equipes de diferentes modalidades esportivas”, explica a diretora.
Além
do esporte, a Unimed Sorocaba também apoia iniciativas culturais e de promoção
à saúde que acontecem na área de abrangência de seus atendimentos. A estratégia
é associar a marca em projetos e eventos que possuem sinergia com o seu
negócio.
Fonte: VPO Comunicação