Início / Notícias

Notícia

17 de Dezembro de 2013 | 00h00

Unimed Sorocaba faz doação de cadeira de rodas à Associação Educacional PróEx

O ato de recolher lacres de latas de alumínio, além de preservar o meio ambiente, pode beneficiar muitas pessoas.

Foi o que mostrou a campanha Eu Ajudo na Lata, desenvolvida pela Unimed Brasil, que consistia em reunir o maior número possível de lacres e trocá-los por cadeira de rodas, que são destinadas a entidades beneficentes. Participaram da campanha diversas cooperativas pelo País, inclusive a Unimed Sorocaba, que conseguiu obter o bem pretendido e, em 10 de dezembro, encaminhou-o à Associação Educacional PróEx Sorocaba. 

“Começamos a arrecadação no início do ano. Com a colaboração dos cooperados, dos colaboradores, dos clientes e da comunidade, ao final da campanha, coletamos 300 garrafas pet de dois litros repletas de lacres de alumínio”, relembrou Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e do Departamento de Responsabilidade Socioambiental. O material arrecadado foi enviado à Unimed Brasil, as instituições que mais coletaram lacres participaram de um sorteio e a Unimed Sorocaba foi uma das contempladas. 

Segundo Patrícia, a iniciativa veio ao encontro da postura de responsabilidade socioambiental adotada pela organização. “Solicitamos ao Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba que nos indicasse qual local precisava mais de uma cadeira de rodas e fomos informados de que a PróEx seria o lugar ideal para receber a doação.”

A Associação Educacional PróEx é uma entidade sem fins lucrativos que existe há 30 anos. Atualmente, é frequentada por mais de 100 alunos, com idades de sete a 45 anos, portadores de deficiências mentais, múltiplas ou associadas. São oferecidos ensino em educação especial do 1º ao 5º ano, autorizado pelo Ministério da Educação e da Cultura, além de oficinas de arte, pintura, música, canto, dança, horta e cozinha terapêutica. 

“No período da manhã, temos dois cadeirantes. Porém, só tínhamos uma cadeira de rodas adaptada para banho. A doação recebida nos ajudará muito”, comemorou Gustavo Lima de Oliveira, gerente administrativo da PróEx.

“A nossa associação sobrevive de doações, do convênio com a prefeitura e de eventos. Todos os nossos atendimentos são gratuitos. Temos uma equipe multidisciplinar composta por funcionários e voluntários, por isso, conseguimos oferecer tantas atividades e atender tantas pessoas”, explicou Carla Elisa Benedito Prado, coordenadora pedagógica. “Doações como esta são de extrema importância para que possamos continuar a exercer o nosso trabalho social.”

“Maior do que o prazer deles em receber o bem doado é a nossa alegria por manter o padrão de qualidade desse trabalho. Saio daqui emocionado com a importância da obra que vi. Esperamos que o projeto tenha continuidade e que possamos fazer parte dele”, finalizou Miguel Villa Nova Soeiro Filho, diretor superintendente da Unimed Sorocaba. 

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: