15 de Dezembro de 2010 | 00h00
No dia 13 de dezembro, a Dra Selma Pedroso Lippi Rachkorsky, do Instituto de Patologia e Citologia de Sorocaba,recebeu o primeiro certificado do Programa de gerenciamento de resíduos nos consultórios e clínicas dos cooperados,emitido pela Unimed Sorocaba.
O Programa de gerenciamento de resíduos nos consultórios e clínicas dos cooperados tem como objetivo auxiliar os médicos cooperados a implantarem ações de responsabilidade ambiental em suas clínicas e consultórios, seguindo o que é preconizado pela resolução RDC 306/2004 da ANVISA e Conama 358/2005, do Ministério do Meio Ambiente.
Para a doutora Selma Lippi, o contentamento extrapola o cumprimento às leis específicas. “Fico feliz, pois além de cumprir a legislação é possível preservar o meio ambiente e reduzir os impactos”, conta. “Espero esta conquista sirva de estímulo para outros cooperados e clínicas”, enfatizou.
A opinião da médica cooperada é compartilhada pela coordenadora do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba, Patrícia Bezerra da Silva. “Não pretendemos apenas atender a legislação vigente, mas reduzir os impactos ambientais provenientes dos resíduos dos serviços de saúde”.
Mais nove clínicas estão em processo para receberem o certificado, o qual é revalidado anualmente. Os cooperados interessados em fazer parte do Programa de gerenciamento de resíduos nos consultórios e clínicas dos cooperados devem entrar em contato com serviço de Responsabilidade Socioambiental, que dará as devidas orientações. “Promover a educação ambiental entre os cooperados e suas respectivas equipes de colaboradores, auxilia na conscientização para obter a redução do impacto ambiental”, afirma Patrícia Bezerra.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa