19 de Dezembro de 2014 | 00h00
Em 20 de novembro, recordou-se o Dia Mundial de Prevenção de Úlceras por Pressão (UPP), doença que acomete, principalmente, pacientes hospitalizados e de longa permanência nos leitos.
Apesar das inovações e avanços científicos, ela continua sendo um desafio para profissionais da saúde.
Em Sorocaba, o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed, aderiu à campanha com o tema "Mude de Lado", desenvolvendo uma série de atividades nos setores de maior risco. A iniciativa partiu da Educação Continuada em Enfermagem e foi realizada com apoio da Comissão de Curativos.
A mobilização das equipes ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro, nos quatro turnos de trabalho. Como dinâmica, aplicou-se o Quiz da Prevenção, que distribuiu prêmios aos participantes. Além disso, houve uma reunião com os cuidadores de pacientes crônicos - principais colaboradores no combate à afecção.
Segundo dados da norte-americana National Pressure Ulcer Advisory Panel, a prevalência de UPP em hospitais é de 15% e a incidência é de 7%. No Brasil, embora existam poucos trabalhos sobre incidência e prevalência, um estudo realizado em um hospital geral universitário evidenciou uma incidência de 39,81%.
No HMS, existe uma Comissão de Curativo atuante, além de um protocolo institucional de prevenção como parte integrante do Plano de Segurança do Paciente (RDC Nº 36/2013), alinhado aos protocolos de segurança do Ministério da Saúde.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa