29 de Junho de 2011 | 00h00
Durante a VIII Semana do Meio Ambiente, entre os dias 6 e 10 de junho, a Unimed Sorocaba anunciou a instalação de nove contentores específicos para acondicionar apropriadamente as bitucas de cigarro dos fumantes que frequentam o Hospital Unimed Sorocaba.
A iniciativa faz parte do projeto ReciclAção, coordenado pelo Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba. As bitucas de cigarro não são tão inofensivas quanto parecem. No Brasil, são produzidos 140 bilhões de cigarros por ano - fora os que entram ilegalmente no País – e cada um leva entre dois e quinze anos para se decompor no meio ambiente.
Hoje, na cidade de Sorocaba, assim como no Hospital Unimed Sorocaba, existem lugares certos para descartar as bitucas de cigarro. Segundo Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do RSA, esse tipo de resíduo é uma problema coletivo, mas que tem solução com a instalação desses dispositivos apropriados ao descarte consciente.
O trabalho de instalação dos contentores e remoção das bitucas é realizado pela empresa Poiato Recicla. O material recolhido é encaminhado para uma empresa parceira em Uberlândia (MG), onde é triturado e misturado a outros componentes, como resíduos vegetais e composto orgânico; passa por processo de compostagem e, finalmente, se transforma em base orgânica para fabricação de fertilizante para uso exclusivo de recomposição ambiental em paisagismo e áreas degradadas.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa