Início / Notícias

Notícia

31 de Agosto de 2012 | 00h00

Unimed Sorocaba e Liga de Pediatria da PUC-SP promovem mutirão da saúde

Durante o terceiro mutirão de avaliação pediátrica, realizado no último 25 de agosto junto aos alunos da Escola Estadual “Professor José Osório de Campos Maia e Almeida”, cerca de 100 crianças foram atendidas.

A atividade foi promovida pela Unimed Sorocaba, pela Liga de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP e pela Prefeitura de Sorocaba. Segundo Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba, o objetivo foi proporcionar às crianças a oportunidade de se submeterem a uma avaliação de saúde. “Foi um evento muito importante para a Unimed Sorocaba, pois, além de atividades voltadas à área pedagógica, realizamos ações para a saúde. A parceria com a Liga de Pediatria também teve grande relevância, uma vez que, sem ela, não conseguiríamos desenvolver a ação. Para este ano, trouxemos uma equipe de oftalmologia que enriqueceu ainda mais a avaliação.”

Ao chegar à escola acompanhada por seus pais ou responsáveis, cada criança recebia uma senha e, enquanto aguardava o momento de ser atendida, participava de atividades de recreação e lazer desenvolvidas por integrantes do grupo PUCalhaços. Ao serem chamados, os alunos passavam por triagem, exames oftalmológicos, anamnese e, finalmente, consultas individuais com médicos e residentes da PUC-SP. Casos que mereciam atenção especial foram encaminhados ao serviço público de saúde.

De acordo com o doutor José Augusto Rabello Júnior, diretor de Mercado da Unimed Sorocaba, o mutirão se inseriu na grande ação social realizada na escola. “Estamos unindo forças com parceiros para atingirmos, com excelência, o atendimento e a preocupação com a sociedade”, destacou.

Toda a atividade foi acompanhada por integrantes da Liga de Pediatria, formada por estudantes do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina da PUC-SP. Para a professora Izilda das Eiras Tamega, o evento proporcionou vivência comunitária. “Os universitários viveram a realidade da comunidade, com atendimento específico e orientações sobre alimentação, higiene e tempo seco, que é a realidade atual”, explicou.

Para a presidente da Liga de Pediatria, Maria Silvia Spadoni, a ação superou as expectativas: “Além de colocarmos na prática o que aprendemos na teoria, a satisfação em ajudar ao próximo não tem preço”.

Na visão dos pais dos alunos da escola pública, o evento teve um peso especial. A mãe Lilian Ferraz Callegari, que participou pelo segundo ano, aprovou o mutirão. “É ótimo saber que a escola abriu suas portas e transformou as salas de aula em consultórios médicos. Pudemos ver, inclusive, que a Unimed se importa com a comunidade”, contou.

Além dessas atividades, as crianças receberam vermífugo, brindes e lanches e puderam brincar em algumas partidas de xadrez.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: