Início / Notícias

Notícia

27 de Junho de 2011 | 00h00

Unimed Sorocaba e Liga de Pediatria da PUC-SP promovem mutirão da saúde

Cerca de cem crianças foram atendidas no segundo mutirão de avaliação pediátrica realizado no sábado, 18/06, junto aos alunos da Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba há seis anos.

A atividade foi promovida pela Unimed Sorocaba, Liga de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP e Prefeitura Municipal de Sorocaba. Segundo Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do Departamento de responsabilidade socioambiental da Unimed Sorocaba, o objetivo é proporcionar às crianças a oportunidade de submeterem-se a uma avaliação de saúde. “A importância para a Unimed Sorocaba é dar continuidade ao projeto e avaliar as crianças. Além disso, a parceria com a Liga de Pediatria tem grande importância pois, sem eles, não conseguiríamos desenvolver a ação”, conta.

Ao chegar à escola, acompanhada por seus pais ou responsáveis, cada criança recebia uma senha e, enquanto aguardava o momento de ser atendida, participava de atividades de recreação e lazer desenvolvidas por integrantes da Liga. Ao serem chamadas, passavam por triagem, anamnese e, finalmente, em consultas individuais com médicos pertencentes aos quadro docente PUC-SP e da Unimed Sorocaba. Casos que mereciam atenção especial foram encaminhados ao serviço público de saúde.

De acordo com o doutor Carlos Renato Imamura, diretor técnico do Hospital Unimed Sorocaba, é fundamental promover saúde. “A Unimed tem o papel de auxiliar as atividades desenvolvidas e, em parceria com a PUC-SP, conseguimos obter bons resultados na comunidade”. Para a doutora Silvana Perli Ribeiro e Silva, a integração dos alunos da PUC-SP com os voluntários da Unimed Sorocaba foi fundamental. “Cada profissional e aluno que está aqui se doa um pouco e, com isso, conseguimos ajudar a comunidade”.

Toda a atividade foi acompanhada por 40 integrantes da Liga de Pediatria da PUC-SP, formada por estudantes do primeiro ao sexto ano do curso de medicina. Para a professora Izilda das Eiras Tamega, essa atividade proporciona aos alunos vivência comunitária. “Eles vivem hoje a realidade da comunidade, com atendimento especifico e orientações sobre alimentação e higiene”, explica.

Segundo a doutora Gisele Tamega, ex-aluna da FCMS, essa é uma oportunidade para trocar experiências. “Os calouros da Liga ficam nervosos com os primeiros contatos, mas a dica é vir de coração aberto e aproveitar cada minuto dessa ótima experiência”, declara.  Para André Yuri Furlan, aluno do 5º de medicina, a satisfação em ajudar o próximo não tem preço. “Promovemos saúde e educação, além de aprender muito”, afirma.

Para as calouras do curso, mas já pertencentes à Liga de Pediatria, Maria Eduarda Bueno e Renata Ferreira da Silva, a atividade superou as expectativas. “Ver a alegria dessas crianças é ótimo. Hoje pudemos voltar a ser crianças, além de vermos o lado humano da profissão”, declaram.

Na visão dos pais dos alunos da escola pública, a ação tem um peso especial, como para mãe Vanilda Claro, que há pouco tempo se mudou para Sorocaba e ainda não havia conseguido passar com sua filha por uma consulta pediátrica. “Achei excelente essa ação dentro da escola. Além de sermos bem acolhidas, pude trazer minha filha para passar por consulta. Afinal, ainda não havia conseguido ir ao posto de saúde mais próximo”, conta.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: