Início / Notícias

Notícia

22 de Novembro de 2017 | 11h05

Unimed Sorocaba é homenageada por redução dos impactos ambientais

A Unimed Sorocaba foi homenageada durante o 10º Seminário Hospitais Saudáveis e 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, realizados nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

A cooperativa médica recebeu duas homenagens em reconhecimento pelos esforços dedicados à redução dos impactos ambientais relacionados ao gerenciamento de resíduos e às emissões de gases do efeito estufa (GEE). As placas comemorativas foram entregues em função do reconhecimento pela participação do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) - pertencente à Unimed Sorocaba - no “Desafio 2020 a Saúde pelo Clima” e no “Desafio Resíduo”, por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (NGES). 

Para Miguel Villa Nova Soeiro Filho, diretor superintendente da Unimed Sorocaba, a cooperativa médica está na caminho certo. "A Unimed Sorocaba implementa diversas iniciativas para a sustentabilidade, articulando ações ambientalmente saudáveis, socialmente justas e economicamente viáveis, a fim de melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes, cooperados, colaboradores e de toda a sociedade", disse.

Patrícia Bezerra da Silva, gerente do NGES, ressalta que os resultados alcançados pelo hospital são expressivos. "A quantidade de resíduos encaminhados para a reciclagem aumentou e, consequentemente, houve diminuição no montante de resíduos comuns destinados ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil". Salienta também que foi observada no inventário 2016, publicado este ano, a diminuição das emissões dos gases de efeito estufa na categoria do escopo 2 (consumo de energia elétrica) em relação ao inventário de 2015.

O "Desafio 2020 a Saúde pelo Clima" visa mobilizar instituições de todo o mundo para proteger a saúde pública dos efeitos das mudanças climáticas. O desafio é baseado em três pilares: mitigação, para reduzir a própria pegada de carbono do setor saúde; resiliência, para preparar para os impactos do clima extremo e alterações na carga de doenças e liderança, para educar equipes de saúde e público em geral e promover políticas de proteção à saúde pública face às mudanças climáticas. 

O "Desafio de Resíduos" tem como principais metas mobilizar o setor de saúde brasileiro para aprimorar suas práticas de gestão, reduzindo a geração total de resíduos, ampliando a reciclagem dos detritos que não puderem ser evitados e reduzindo a proporção de materiais perigosos que necessitam de tratamento especial, por meio do aprimoramento, seguro e racional, das práticas de segregação.




Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: