Início / Notícias

Notícia

14 de Abril de 2016 | 00h00

Unimed Sorocaba é destaque em indicadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar

O Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba, figura entre as instituições hospitalares brasileiras que apresentam os melhores indicadores de excelência e qualidade no atendimento assistencial aos seus pacientes.

A avaliação foi feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e divulgada no último dia 28.

Os dados mostram o desempenho dos hospitais segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente. Esta é a primeira vez que a ANS disponibiliza informações sobre esses atributos, o que permite aos clientes ter subsídios confiáveis para acompanhar e avaliar os serviços médicos e assistenciais.

“Essa qualificação do Hospital Dr. Miguel Soeiro pela Agência Nacional de Saúde Suplementar faz justiça à Unimed Sorocaba que, nos últimos anos, investiu maciçamente em estrutura física, equipamentos e tecnologia, na capacitação contínua dos seus colaboradores e na valorização do trabalho do seu médico cooperado, buscando a melhoria dos processos da instituição, focando na segurança e na qualidade dos serviços prestados e procurando oferecer aos nossos clientes as melhores soluções em saúde”, declarou o vice-presidente da Unimed Sorocaba, Paulo Hungaro Neto.

A lista de hospitais acreditados - na qual é citado o HMS - mostra todos os complexos de saúde que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. A acreditação é um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições e mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos. Seu caráter voluntário pressupõe que apenas as instituições realmente interessadas na melhoria da qualidade dos seus serviços se habilitem para a avaliação.

A ANS divulgou, ainda, a relação de hospitais que possuem o Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – na qual o Hospital Dr. Miguel Soeiro também é citado. O indicador visa estimular a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso seguro de tecnologias da saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

Segundo a Resolução nº 36/2013 da Anvisa, todos os serviços de saúde abrangidos pela norma devem constituir núcleos de segurança do paciente. De 2014 até hoje, são 1.283 núcleos cadastrados de um total de 6.000 estabelecimentos hospitalares. A meta é ter 100% dos hospitais que compõem a rede assistencial dos planos privados de assistência à saúde com núcleos cadastrados.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: