25 de Agosto de 2015 | 00h00
Pelo segundo ano consecutivo fazendo parte da Semana da Cidadania, que contempla uma série de atividades comemorativas do aniversário de Sorocaba, no dia 13 de agosto foi realizada a cerimônia de entrega da certificação do Selo Social 2015.
O evento ocorreu no anfiteatro do Parque Tecnológico da cidade e contou com a participação de centenas de convidados e autoridades. A Unimed Sorocaba, patrocinadora do programa e empresa certificada, esteve representada por seu superintendente, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, e pela gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade, Patrícia Bezerra da Silva.
O Selo Social foi idealizado e estruturado pela Prefeitura Municipal de Sorocaba (PMS) e pelo Instituto Abaçaí em 2013, com o objetivo de estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de instituições que investiram em políticas de desenvolvimento social no município. A iniciativa recebeu o apoio da Unimed Sorocaba, Céu Azul, Splice, Metso, Gás Natural, Dana, Coca-Cola Brasil e Caixa. “A cooperativa tem uma característica inata de se preocupar com a questão social. Então quando o Selo Social nos foi apresentado, veio ao encontro dos princípios da Unimed Sorocaba. Por isso optamos prontamente por apoiar a iniciativa”, explicou Miguel.
Dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, também conhecidos como “Oito Jeitos de Mudar o Mundo” - a Unimed Sorocaba foi a única empresa privada a receber a certificação por ter desenvolvido programas e projetos com impactos comprovados em todos eles. Os ODMs foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas com objetivos de mobilizar todos os países a buscarem atender as metas do milênio. São eles: combate à fome e à miséria; acesso à educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à Aids, à malária e a outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento. “É muito gratificante. Nós sempre desenvolvemos vários projetos sociais e em alguns deles nós tínhamos dificuldades de mensurar os resultados e medir a eficácia. Agora com a certificação e o reconhecimento, temos a tranquilidade de saber que nossos programas são bem executados e estão trazendo benefícios e resultados positivos para as comunidades”, reforçou Miguel.
Além da cooperativa médica, também foram certificadas outras entidades e órgãos públicos que cumpriram os critérios e requisitos do projeto. Um conselho gestor, formado por representantes de empresas - da qual a Unimed Sorocaba fez parte -, órgãos públicos e organizações não governamentais, foi responsável por criar os critérios do Selo Social para a cidade e, assim, validar os inscritos que postularam a certificação.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa