Início / Notícias

Notícia

1 de Fevereiro de 2017 | 00h00

Unimed Sorocaba comemora o 21º aniversário do seu Hospital

No dia 30 de janeiro, o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), principal recurso próprio da Unimed Sorocaba, completou vinte e um anos de fundação.

A instituição é considerada uma das referências dentro do Sistema Unimed, por conta dos seus diferenciais arquitetônicos e, principalmente, da avançada tecnologia hospitalar que possui. “Desde sua fundação, o HMS se tornou um marco para a nossa cidade e um importante campo de trabalho para os médicos que aqui exercem sua profissão”, define José Francisco Moron Morad, presidente da instituição.

Considerando desde o valor da aquisição do terreno onde o Hospital foi edificado até os recursos aplicados em sua construção, bem como nas grandes obras de ampliação e nos investimentos em infraestrutura e tecnologia, a Unimed Sorocaba já aportou algo em torno de US$ 150 milhões no HMS.

A última das cinco expansões, concluída em 2013, foi a maior. Nela, foram investidos cerca de R$ 50 milhões, em valores da época. Com isso, o espaço do Hospital aumentou em mais de sete mil metros quadrados, chegando a um total de, aproximadamente, 20 mil metros quadrados de área construída. Além disso, o número de leitos operacionais mais que dobrou e foram gerados, naquele momento, 302 empregos diretos.

Atualmente, o HMS emprega 1.571 colaboradores e tem 169 leitos de internação, 31 leitos de UTIs (oito em Adulto, nove em Neonatal, sete em Pediátrica e mais sete para cuidados intermediários), dez semi-intensivos e 14 salas cirúrgicas, nas quais é realizada uma média de 724 procedimentos todos os meses.

São conduzidos, ainda, vários tipos de transplantes de órgãos. Até o final do ano passado, contabilizavam-se 548 de córneas, 87 de fígado, 104 de medula óssea, 21 de coração, 27 de tecido ósteo-condro-fascio-ligamentoso e quatro de rins intervivos.

Com base no fechamento de 2016, a média mensal de partos é de 157. Mensalmente, são feitas cerca de 300 sessões de quimioterapia e 1.100 de diálise, 250 procedimentos de hemodinâmica e são atendidas mais de 13 mil pessoas nos serviços de Emergência Adulto e Infantil. 

No final de 2016, a instituição se consolidou como o primeiro hospital brasileiro a obter o selo ISO 14001, versão 2015. Uma grande contribuição para esta conquista foi a implantação do conceito de redução de papel no hospital. Por essa razão, a Unimed Sorocaba vem investindo maciçamente, há alguns anos, em processos informatizados, como o prontuário eletrônico do paciente, certificação digital, laudos de exames online, automação das recepções e pré-agendamento online de cirurgias – este último deverá estar totalmente implantado ainda no primeiro semestre de 2017.

“A conquista dessa certificação, inédita entre os hospitais brasileiros, nos orgulha muito”, diz Moron. “Porém, os grandes beneficiários são nossos clientes, que podem contar com atendimentos cada vez mais ágeis e seguros; nossos cooperados, que têm à disposição um dos mais modernos hospitais do país e o meio ambiente, pois reduzimos drasticamente o consumo de papéis, de energia elétrica e insumos naturais”, finaliza.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: