17 de Novembro de 2015 | 00h00
A ANS, responsável pelo índice, atribuiu nota máxima à solidez econômica e financeira da cooperativa médica de Sorocaba.
Em 2007, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instituiu o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. O objetivo era avaliar a qualidade das operadoras de plano de saúde e, para isso, foi criado o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS). Na última divulgação do indicador, a Unimed Sorocaba atingiu 0,8558, em uma escala que vai até 1,0. Foram avaliadas 901 operadoras que representam 75,9% de todo o mercado de planos de saúde de assistência médica e odontológica no país, composto por 1.187 operadoras.
O objetivo da ANS ao criar o IDSS foi melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de plano de saúde e, assim, garantir o equilíbrio no mercado e ajudar o consumidor na hora da escolha. O IDSS é calculado por média ponderada. Assim, a avaliação da assistência prestada pelas operadoras aos seus clientes equivale a 40% da composição da nota; a satisfação do cliente e a estrutura e operação da empresa equivalem a outros 20% cada um e os indicadores econômico-financeiros pelos 20% restantes.
Cada uma das notas dessas quatros dimensões varia de zero a um. As obtidas pela Unimed Sorocaba foram 0,8160 no Indicador de Dimensão da Atenção à Saúde (IDAS), 0,8141 no Indicador da Dimensão de Estrutura e Operação (IDEO), 1,0 no Indicador da Dimensão Econômico-Financeira (IDEF) e 0,8332 no Indicador da Dimensão de Satisfação do Beneficiário (IDSB).
Para o presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, a obtenção da nota máxima no IDEF coroa a gestão financeira adotada pela cooperativa. “Em um momento de desafios e turbulências decorrentes, principalmente, da crise gerada pela insolvência da Unimed Paulistana, obter a nota máxima exatamente no quesito que avalia a solidez econômica e financeira das operadoras de planos de saúde demonstra de maneira inequívoca que somos uma empresa também responsável na preservação do nosso patrimônio, o que representa uma extraordinária segurança aos nossos clientes e cooperados”.
Entenda o IDSS
O IDAS é composto por quinze indicadores ligados ao atendimento à saúde dos beneficiários, como o número de consultas, a taxa de mamografias e de internações e a proporção de partos cesáreos com os normais. O IDEO, por sua vez, mede a dispersão da rede hospitalar e dos serviços de urgência e emergência 24 horas, o porcentual de qualidade cadastral, entre outros. Já o IDEF mensura a liquidez corrente, o patrimônio líquido e outros indicadores econômicos e financeiros. Finalmente, o IDSB é composto pelo índice de reclamações, sanções pecuniárias sofridas em primeira instância e proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa