28 de Maio de 2018 | 09h59
Na tarde de 17 de maio, a Unimed Sorocaba assinou o convênio de cooperação com a Escola Estadual Monteiro Lobato (EEML). Estiveram presentes José Francisco Moron Morad e Miguel Villa Nova Soeiro Filho, respectivamente, presidente e superintendente da cooperativa médica; Sara da Cruz Silva e Lucilene da Silva, diretora e coordenadora da escola, nesta ordem; Delvi Ferreira Alexandre e Rossenilda Gomes Farias, ambos supervisores da rede estadual de ensino, além de Patrícia Bezerra da Silva e Ricardo de Paula Santos Naccarati, ela é gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade e ele analista de sustentabilidade. O apadrinhamento faz parte do programa socioeducacional Adote uma Escola, desenvolvido pela Unimed Sorocaba desde 2005. “Junto à EEML, nossa atenção estará bastante focada em crianças e jovens na faixa etária de 12 a 18 anos”, explica Moron. “Nossos objetivos serão voltados à melhoria da formação escolar, ou seja, prepará-los para os vestibulinhos, oferecer aulas de reforço, promover e adequar aulas de informática, incentivá-los à leitura e oferecer acompanhamento psicopedagógico”, destaca. “Também faremos ações ligadas diretamente à prática esportiva e educação ambiental, assim como palestras acerca da saúde na adolescência.”Para a diretora da EEML, a parceria valorizará a escola e enriquecerá o currículo escolar. “Com muito empenho de todos, pois é um trabalho de equipe, o desenvolvimento que esperamos será alcançado com sucesso”, disse. O Programa Adote uma Escola consiste em ações pedagógicas fundamentais nos segmentos da educação, saúde, cultura e meio ambiente. Também promove atividades que visam à melhoria e manutenção da estrutura física. Atualmente, a EEML possui 680 alunos, matriculados no ensino fundamental (6º ao 9º ano) e médio (1ª a 3ª série). A escolha desta instituição pela Unimed Sorocaba se deu a partir de um levantamento, por meio do qual verificaram-se as suas condições, o interesse por parte da direção em oficializar a parceria, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) e o Índice de Nível Socioeconômico (INSE) dos estudantes. De acordo com Miguel Soeiro, a primeira percepção foi de que se trata de uma escola que necessitava de apoio externo para melhorar sua infraestrutura e incrementar ações voltadas à melhoria do ensino. “Contudo, e apesar das dificuldades, essa instituição escolar tem um corpo docente e uma direção extremamente envolvidos com o desenvolvimento pedagógico dos alunos. Nos últimos anos, suas médias no IDESP têm sido maiores do que boa parte das outras escolas estaduais de Sorocaba, o que demonstra este comprometimento.” “Quando avaliamos as possibilidades de apadrinhamento, uma das premissas era de que a escola estivesse localizada no entorno do nosso Hospital. Primeiramente, porque poderia atender os alunos egressos da Escola José Osório, mais especificamente aqueles que concluíram o 5º ano, e, também, porque os nossos colaboradores auxiliam em diversas atividades do programa Adote uma Escola, como na manutenção predial, hidráulica e de jardinagem”, enumera Moron.Segundo Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da Unimed Sorocaba, as primeiras ações já estão sendo planejadas conjuntamente à direção da escola. “Nestes primeiros meses, deveremos promover aulas de atletismo; acompanhamento psicopedagógico para os alunos selecionados pela direção; curso de informática, projeto de leitura e educação ambiental”, revela