8 de Agosto de 2017 | 09h09
A Unimed Sorocaba foi uma das apoiadoras da primeira ação do projeto ABC no Centro Familiar de Solidariedade Nossa Senhora Rainha da Paz (Cefas). O projeto, realizado pela Liga de Pediatria de Sorocaba, tem por objetivo promover e levar atendimento primário de saúde às crianças carentes, além de introduzir hábitos de higiene e de vida saudável por meio de brincadeiras e consultas.
Durante a ação realizada no Cefas, a Unimed Sorocaba contribuiu cedendo curvas antropométricas (instrumento que mede, monitora e avalia o crescimento de crianças e adolescentes), medicamento para tratar verminose, cobertores de maca, abaixadores de língua, kits de higiene e guloseimas. "A atenção primária situa-se, fundamentalmente, no campo da prevenção. Daí sua grande importância visando a boa saúde, integralidade, evitando doenças e permitindo melhores condições de vida à criança", disse o diretor superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho.
Trinta e sete crianças passaram por cinco etapas de triagem básica. A primeira foi a identificação, na qual foi feita uma anamnese completa da criança junto de seu responsável. A segunda etapa foi a triagem, na qual foram aferidas as medidas antropométricas (peso, estatura, perímetro cefálico, perímetro torácico e circunferência abdominal) e calculado seu Índice de Massa Corporal (IMC) para se colocar na curva de desenvolvimento. A terceira etapa foi realizada em parceria com a Liga de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, que realizou atendimento oftalmológico das crianças seguido pelo encaminhamento dos casos necessários.
A quarta etapa consistiu na consulta médica em si, dando continuidade ao exame físico iniciado na triagem. Por fim, na quinta e última etapa, as crianças foram medicadas com vermífugo e receberam kits de higiene e guloseimas. Enquanto aguardavam a vez, os pequenos participavam de atividades recreativas com os alunos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, em parceria com o grupo Pucalhaços.
A iniciativa contou com parceria das ligas cardiológica, cardiovascular e de oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP, além do apoio da Secretaria de Esportes de Votorantim, que cedeu as balanças usadas na triagem. Houve, ainda, um piquenique solidário que contou com a ajuda da loja “La De Casa, Bolos Caseiros” e dos parceiros do Cefas: Tauste e Padaria Real.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa