Há muitos anos, o Outubro Rosa integra o calendário institucional da Unimed Sorocaba. Porém, a partir de 2020, o objetivo da campanha será estendido aos outros meses, por meio da campanha “Prevenção além do rosa – Um toque diário de cuidado”.
“A intenção é que o assunto não fique centralizado apenas em outubro. Por isso, ao longo dos demais meses, traremos esta pauta à tona nas redes sociais da Unimed Sorocaba, para incentivar as mulheres a não se descuidarem dos exames necessários à detecção precoce das doenças oncológicas e dos hábitos fundamentais à prevenção desses problemas”, explica a diretora de Mercado, doutora Jeane Peter.
Praticar atividades físicas regularmente, ter bons hábitos alimentares, manter o peso corporal nos níveis ideais, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo são considerados alguns desses hábitos. Eles podem, segundo estudos, prevenir o câncer de mama em até 30%.
Além disso, é muito importante que a mulher conheça o seu corpo. No caso das mamas, ela deve estar atenta a possíveis sinais, como nódulos, inchaço irregular, mudança de textura da pele na região, alterações no bico do peito, entre outros.
Mais importante ainda é que ela, pelo menos uma vez ao ano, se consulte com um ginecologista e faça os exames que ele indicar, como a ultrassonografia e mamografia – esta, normalmente indicada a partir dos 40 anos de idade.
“Ao conhecer melhor o próprio corpo e visitar regularmente um médico, a mulher tem grandes chances de diagnosticar precocemente um eventual tumor. O autocuidado deve fazer parte do dia a dia da mulher para a vida toda, não apenas no mês de outubro”, reforça a doutora Jeane.
Outras novidades do Outubro Rosa 2020 da Unimed Sorocaba foram a criação de uma landing page, com informações sobre o câncer de mama, prevenção, diagnóstico e tratamento (outubrorosaunimedsorocaba.com.br); e o bate-papo conduzido pela jornalista Ivana Back com as doutoras Luciana Gandra Camargo de Barros Oliveira (mastologista, que esclareceu diversas dúvidas sobre o câncer de mama), Vanessa Gontijo Lima e Sueli Samaha (que contaram sobre suas experiências pessoais com a doença).
Camisetas alusivas ao tema foram confeccionadas e distribuídas, inclusive para as Cooperadas, Colaboradores e equipes esportivas patrocinadas pela Unimed Sorocaba, como o Ser Unimed Sorocaba, time de handebol feminino, Esporte Clube São Bento, Magnus Futsal e a Pró Esporte, time de Basquete Feminino de Sorocaba, que inclusive, fizeram postagens em suas redes sociais, alusivas à campanha.
No dia 30, assim como aconteceu nos anos anteriores, todos os colaboradores e cooperados foram convidados a participar do Dia Rosa, vestindo a camiseta da campanha e o Hospital Dr. Miguel Soeiro foi iluminado por luzes cor de rosa por todo mês de outubro.
Para assistir ao vídeo institucional da campanha, acesse:
Papo Rosa:
Para ver as fotos dos apoiadores: