Início / Notícias

Notícia

15 de Maio de 2013 | 00h00

Unimed Sorocaba adere ao Pacto Global

O objetivo do programa é mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos.

A Unimed Sorocaba aderiu ao Pacto Global, iniciativa proposta pela ONU para fornecer diretrizes voltadas à promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

O Pacto Global tem como objetivo promover um diálogo entre empresas, sindicatos, ONGs e entre outros parceiros – até mesmo a própria ONU –, visando ao desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.

“A proposta principal é dar uma dimensão social à globalização”, explica Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Unimed Sorocaba. Atualmente, são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

Dentro do objetivo do Pacto Global encontra-se a busca pela mobilização da comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e mundialmente aceitos refletidos em 10 princípios. Acompanhe quais são esses itens:

Direitos humanos:

1) Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho:

3) Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4) Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5) Abolir efetivamente o trabalho infantil;

6) Eliminar a discriminação no emprego.

Meio ambiente:

7) Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

9) Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Corrupção:

10)  Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

De acordo com Patrícia, a Unimed Sorocaba já baseia suas ações nesses princípios. “Em 2013, teremos como meta focar o combate à corrupção por meio de campanhas voltadas aos nossos públicos de relacionamento”, revela.

Dentre os benefícios da adesão ao Pacto Global destacam-se a adoção de um quadro de políticas estabelecidas e reconhecidas mundialmente para o desenvolvimento, a execução e a divulgação de práticas ambientais, sociais e públicas; uma plataforma para compartilhar e trocar os melhores métodos emergentes para avançar em soluções e estratégias de desafios comuns; a oportunidade de criar soluções de sustentabilidade avançadas em parceria com uma variedade de stakeholders, incluindo agências da ONU, governos, sociedade civil, trabalhadores e outros interessados não relacionados a negócios; a possibilidade de conectar unidades de negócio e seus subsidiários por meio da cadeia de valor com a rede de países do Pacto Global da ONU ao redor do mundo, muitos desses em mercados emergentes e em desenvolvimento; o acesso ao vasto conhecimento e experiência das Nações Unidas sobre assuntos de sustentabilidade e desenvolvimento; a utilização das ferramentas e recursos de gestão do Pacto Global da ONU; e a oportunidade de participar de grupos de trabalho nas áreas ambientais, sociais e governamentais.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: