14 de Março de 2007 | 00h00
O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) - Medicina Preventiva da Unimed de Sorocaba promoverá na próxima quinta-feira, dia 15, às 18 horas, uma palestra sobre Reeducação Alimentar. Aberta ao público em geral, a atividade será comandada pela nutricionista Vívian Gonçalves Frey Rodrigues e pela psicóloga Ana Cristina Pedroso de Faria, abordando diversos aspectos ligados à nutrição. Serão realizados exames de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC) e verificação da circunferência abdominal (CA). As inscrições são gratuitas, mas devido a limitação do número de vagas é necessário ligar antecipadamente para (15) 3224-4397, e falar com Paula ou Janaína. O NAS está localizado à Rua Salvador Corrêa, 485, Vergueiro.
40% das mortes são causadas por doenças não-transmissíveis
(Fonte: Ministério da Saúde)
Os brasileiros precisam adotar hábitos saudáveis. Anualmente, mais de 40% das mortes registradas no país ocorrem por causa das chamadas doenças não transmissíveis, como infarto, derrame cerebral, enfisema, cânceres e diabetes. Essas são as principais causas de internação e óbito. Só em 2003, significaram mais de 400 mil mortes. Custam ao Brasil cerca de R$ 11 bilhões por ano em consultas, internações e cirurgias (incluindo transplantes).
Essas doenças, em grande parte, podem ser evitadas com uma simples mudança de hábito. O Projeto Brasil Saudável, lançado pelo governo federal há um ano e meio, tem o objetivo de estimular a população a adotar modos de vida diferentes, com ênfase na atividade física, na reeducação alimentar e no controle do tabagismo.
Com o projeto, o Ministério da Saúde cumpre o compromisso com as diretrizes e as ações previstas na Estratégia Global de Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, lançada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mais informações à Imprensa:
Unimed - Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa - Sérgio ou Andréa - (15) 3202-8639 (15) 9133-8035 - szscom@uol.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa