17 de Novembro de 2003 | 00h00
A intenção é que o Sou + Brasil se propague e chegue a outras cidades.
Na noite do último dia 5 de novembro, o diretor-presidente da Unimed de Sorocaba apresentou a 120 convidados o projeto Sou + Brasil, cuja proposta é estimular os empresários a manterem hasteada a Bandeira Nacional nos estabelecimentos comerciais da Avenida Antonio Carlos Comitre. O Sou + Brasil foi criado pela Unimed de Sorocaba, conta com o apoio da TV Tem e a colaboração da Prefeitura Municipal local. Durante a cerimônia do dia 5 foram entregues bandeiras aos responsáveis pelos estabelecimentos comerciais da Comitre.
Além dos convidados também compareceram ao evento os vereadores Mário Marthe Marinho Júnior (presidente da Câmara Municipal) e João Guilherme dos Santos, o engenheiro Pedro Dal Pian Flores (representando o prefeito municipal Renato Amary), Olavo Crespo (da Fundação Ubaldino do Amaral), Oscar Vieira (diretor do Colégio Objetivo), Júlio César Petucco (diretor comercial da TV Tem), Mário Luiz Augustus da Silva Freitas (presidente da Sociedade Médica de Sorocaba) e Jefferson Campos (deputado estadual). Após o pronunciamento das autoridades foi servido um coquetel aos convidados.
O embrião do projeto Sou + Brasil surgiu em 1996, quando o Conselho de Administração da Unimed de Sorocaba decidiu manter hasteada, em frente à sede de seu hospital, a Bandeira Nacional. De lá para cá, os outros prédios da instituição, localizados em Sorocaba, adotaram a prática cívica. “O sentimento cívico precisa ser resgatado e não pode ficar restrito apenas à época da copa do mundo, por exemplo”, exemplifica o diretor-presidente da Unimed de Sorocaba, o médico Rodolfo Pinto Machado de Araujo. “Trata-se de um projeto de brasilidade”, resume.
A intenção é que o Sou + Brasil se propague e chegue a outras cidades. “Estaremos apresentando o projeto para a Unimed do Brasil”. Segundo o dr. Rodolfo, fala-se muito em responsabilidade social, mas pouco sobre responsabilidade cívica. Nem foi preciso esperar a cerimônia para o projeto conquistar novos adeptos. Antes de oficializado o projeto, o proprietário de uma loja de tintas localizada na Avenida Itavuvu comunicou que estaria aderindo ao Sou + Brasil. Após o evento ser noticiado pela imprensa (no dia 6), muitas pessoas telefonaram para a Unimed e manifestaram apoio e entusiasmo pela iniciativa. “Recebemos ligações até de outros municípios, como Capão Bonito e Buri”, revela Simone Pietrobon Ramiro, assistente do Departamento de Marketing da Unimed de Sorocaba.
Para Rodolfo Machado, há um vínculo claro entre civismo, patriotismo e as condições de um povo. “Nos povos mais adiantados, constata-se a forte presença do patriotismo e do civismo. Em todas as salas de aula nos Estados Unidos, por exemplo, a bandeira daquele país está presente. A primeira atitude de todo aluno americano ao entrar em sua escola é reverenciar a bandeira”. Para o diretor-presidente da Unimed de Sorocaba é evidente a relação direta existente entre civismo, patriotismo, democracia e nível de desenvolvimento dos países. “Temos aqui tudo para dar certo”, acredita.
Fonte: Departamento de Marketing - Unimed de Sorocaba