26 de Junho de 2006 | 00h00
A Unimed de Sorocaba comemora neste mês 35 anos de fundação. Sua criação, proposta durante assembléia realizada na sede da Sociedade Médica de Sorocaba na noite de 4 de junho de 1971, resultou no que hoje é o mais moderno complexo médico-hospitalar da região e um dos principais do País. Para comemorar a data, a atual diretoria realiza, desde o último dia 19, a Semana de Atualização Médica, e recepcionará convidados em jantar que será servido na sede campestre do Clube União Recreativo, no próximo dia 24.
A Unimed de Sorocaba foi a 18ª cooperativa médica criada no Brasil, com a colaboração do médico Edmundo Castilho. A formação de cooperativas foi uma resposta da classe médica da época à catastrófica gestão pública da saúde e à segregação social do acesso aos tratamentos médicos. O sistema médico brasileiro no final dos anos 60 e início dos 70 estava ruindo. Os médicos, de uma forma geral, eram unânimes em defender a socialização da medicina e sentiam-se desconfortáveis diante da posição mercantilista imposta pelas empresas de Medicina de Grupo e, acima de tudo, da inoperância e desvirtuamento do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) no contexto da saúde pública.
Participaram da assembléia de 4 de junho de 1971, 47 médicos, que tornaram-se os fundadores da Unimed de Sorocaba. São eles: Almir Belas Levy, Álvaro Augusto Germano Gutierrez, Antonio Aparecido Gomes, Antonio Conti, Antonio Vial, Aristheu Possidônio de Oliveira, Basílio Cassar, Cássio Rosa, Clóvis Bertolucci de Moraes, Edgard Steffen, Edmar Evangelista Barreiros, Francisco Carlos de Andrade, Gelson Kalil, Hermance Ponce de Carvalho Rocha, Itamar Gagliardi, João Baptista Ferraz, João Câncio de Azevêdo Sampaio, João de Campos Aguiar Filho, Joe Luiz Vieira Garcia Novo, José Antonio Gianini, José Augusto Rolim de Souza, José Carlos Menegocci, José Mussi, Júlio Tamer Sobrinho, Linneu Mattos da Silveira, Luiz Ferraz Sampaio Junior, Luiz Garcia Duarte, Miguel Villa Nova Soeiro, Nelson de Souza Nobre, Newton de Oliveira, Newton Salim, Newton Vieira de Souza, Orlando D'Incao Gaia, Perícles Pinheiro da Silva, Rudecinda Crespo, Saul Gun, Spártaco Vial, Tuffi Aidar Sobrinho, Walter Lopes Prado, Clóvis César Machado de Araujo, Olinda Piedade Mendes Amparo, Chafic Wady Farhat, Marco Lucio Mazzaro, Edgard Belmonte, Edward Maluf, Eduardo Guenka e Ruy Amparo.
O primeiro presidente da Unimed de Sorocaba foi o médico Luiz Garcia Duarte, aclamado pelos votantes durante a própria assembléia. Coube a ele conduzir os primeiros caminhos do cooperativismo médico em Sorocaba. Ao seu lado, outros dois personagens foram decisivos para sedimentar os primeiros passos: os também médicos Miguel Villa Nova Soeiro e Newton Oliveira, então presidente da Sociedade Médica de Sorocaba.
Ao longo dos 35 anos de existência, a Unimed de Sorocaba cresceu sólida e progressivamente. Atualmente, agrega 732 médicos-cooperados, 70 mil usuários e é uma das poucas singulares do Sistema Unimed que possui hospital próprio, o Hospital Miguel Villa Nova Soeiro, um dos mais modernos e bem equipados do Brasil.
Além da qualidade no atendimento oferecido aos usuários, a alta qualificação do quadro médico e a estrutura operacional do hospital permitiram que a Unimed passasse a atuar, também, na realização de transplantes de órgãos. Fiel ao seu princípio inicial de socializar a medicina, a Unimed de Sorocaba, com o apoio da Prefeitura Municipal, conseguiu autorização junto ao Ministério da Saúde para que os transplantes fossem oferecidos a todos os pacientes que necessitassem do procedimento, independente de serem ou não usuários da cooperativa. Neste contexto, já foram realizados 63 transplantes de fígado, 08 de coração, 04 de rim e 68 de córneas, sendo cobertos com recursos do Sistema Único de Saúde os de fígado e coração.
Paralelamente às atividades médicas, a Unimed de Sorocaba adotou, há cerca de dez anos, uma consistente política de atuação social. Atualmente, a instituição patrocina o projeto esportivo-social Barça-Unimed, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, as melhorias na Escola Estadual José Osório de Campos Maia e Almeida, a Brinquedoteca do Hospital Psiquiátrico Jardim das Acácias e o Projeto Vexpert, voltado ao ensino de informática aos portadores de deficiência visual.
Mais informações à Imprensa:
Unimed Sorocaba - Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa - Sérgio ou Andréa - (15) 3222-3040 (15) 9111-1904
E-mail: szscom@uol.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa