11 de Agosto de 2010 | 00h00
Entre os dias 5 e 7 de agosto, a Unimed Sorocaba promoveu atividades na sede administrativa, em seu hospital e no programa sócioesportivo Barça-Unimed. Tudo para celebrar com alegria, emoção e estímulo ao meio ambiente o Dia dos Pais de 2010.
As comemorações tiveram início na quinta-feira, 5 de agosto, quando os pacientes do Centro de Nefrologia e Diálise (CND) receberam a visita da dupla Maria Otília Lessa (tecladista) e Odair Oliveira (cantor). Com muita energia e entusiasmo eles cantaram e contaram piadas para diversão dos pacientes. “Poder observar a emoção e a felicidade destas pessoas é extremamente prazeroso”, resumiu Maria Otilia. A atividade foi organizada pelas equipes do Serviço Social do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) e do CND.
Na sexta-feira (6), o voluntário (e também professor, advogado e pós-graduado em gestão estratégica) Mário Luiz Nogueira Bastos também visitou o CND para conversar individualmente com os pacientes. “Quero transmitir a mensagem de como é bom viver e ter uma visão positiva sobre a vida”, contou. Cada uma dessas pessoas recebeu um CD de sua autoria, contendo 40 poesias e 15 textos com reflexões sobre comportamento humano.
O ponto alto das comemorações aconteceu no sábado (7), véspera do Dia dos Pais. Desde a manhã, os pais que passavam pela sede administrativa e pelo HUS receberam, além dos parabéns pela data, envelopes contendo sementes de ipê roxo, e no Clube Barcelona, onde é desenvolvido o Programa Barça-Unimed, foram realizados torneios de futebol (juntamente com a Pastoral do Menor) e xadrez (em parceria com o Xadrez Clube de Sorocaba).
“Nosso objetivo é reunir a família em alguns momentos especiais”, explicou o doutor Fernando Carvalho e Silva, diretor de Mercado da Unimed Sorocaba. “Em 11 anos de parceira entre a Unimed e o Barcelona, isto, felizmente tem sido uma constante”, completou.
“As crianças estão empenhadas em aprender (a jogar xadrez) e adoraram a oportunidade de participar deste torneio”, comemorou a professora de xadrez Edimara Anjos. “Algumas delas já foram convidadas para treinar no Xadrez Clube durante a semana, justamente pelo destaque que estão tendo”, revelou.
Para Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba, é muito importante proporcionar esse momento entre as crianças e seus pais. “As crianças sentem-se bem em trazer os pais às atividades nas quais estão inseridas”, contou.
À tarde, os pais internados no HUS se surpreenderam ao receberem a visita do animado grupo Anjos da Alegria. Formado por voluntárias, há mais de quatro anos elas se apresentam em hospitais, orfanatos e asilos. “Buscamos deixar os pacientes, acompanhantes e enfermeiros mais alegres, levando amor, felicidades para eles de uma forma carinhosa”, contaram as integrantes.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa