19 de Maio de 2008 | 00h00
O Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba promoveu na noite do último 15 de maio, a palestra “TPM e Menopausa”, proferida pelo médico e mestre em Ginecologia, Ulisses Del Nero.
Segundo Del Nero, a TPM atinge entre 70% e 90% das mulheres, cujos principais sintomas estão relacionados à retenção hidrossalina, sistema nervoso, manifestações de dor e modificações endócrinas.
“Suas causas são multifuncionais”, disse o especialista, e podem estar relacionadas ao excesso de estrogênio e progesterona, deficiência de vitamina B6, alteração dos níveis de ácidos graxos, hipoglicemia, fatores emocionais, retenção hídrica, níveis elevados de protactina ou alterações de peptídeos da hipófese.
O diagnóstico de tensão pré-menstrual (TPM) deve ser fundamentalmente clínico “e só depois dos sintomas se repetirem por três meses consecutivos”, enfatizou o dr. Ulisses. “Também é fundamental que o médico avalie o comportamento e a personalidade da paciente”, disse.
O tratamento da TPM envolve muita orientação de especialistas, terapia de apoio, eliminação de fobias, mudanças em alguns hábitos de vida como, por exemplo, prática de atividade física regular e reeducação alimentar, sobretudo com a redução de sal, gorduras animais, cafeína e calorias na dieta.
Dr. Ulisses iniciou a aula com um alongamento para todas as mulheres presentes. E, ao final, dois brindes foram sorteados e o médico distribuiu chocolates para todas.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa