Início / Notícias

Notícia

30 de Outubro de 2008 | 00h00

Terceiro simpósio sobre meio ambiente da Unimed Sorocaba destacou a gestão ambiental em serviços de diálise

Foi realizado durante esta sexta-feira, 24 de outubro, o Terceiro Simpósio de Meio Ambiente da Unimed Sorocaba, cujo tema central foi a gestão ambiental em serviços de diálise.

A abertura do evento foi feita pelo diretor de Mercado da Unimed Sorocaba, dr. Fernando Carvalho e Silva.

Os engenheiros Benny Alcalay, diretor da Water Works, e Márcio Nagae, engenheiro biomédico da Fluidtech, apresentaram painel sobre as novas tecnologias para o tratamento de água utilizada em sessões de hemodiálise. “O projeto da Unimed foi pioneiro no uso de filtro SDI, que substituiu o filtro de carvão que pode ser nocivo à saúde”, destacou Alcalay.

Na seqüência dos trabalhos o médico João Egídio Romão Júnior, supervisor da unidade de diálise do Hospital das Clínicas de São Paulo e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, falou sobre o monitoramento químico e biológico da água de hemodiálise e o médico-auditor e fiscal da Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, Gionel Gomes da Silva, discorreu sobre a aplicação da NR 32 em serviços de diálise. Em seguida foi composta uma mesa-redonda para discutir os temas apresentados.

A partir das 13h40, os trabalhos recomeçaram com a palestra “Gerenciamento de resíduos em serviços de diálise”, proferida pelo arquiteto Vital Ribeiro, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. A seguir, o gerente de produção da Fresenius Medical Care, Erivelto Braga, discorreu sobre a qualidade na produção de solução de diálise. O debate seguinte enfocou um case de sucesso do reaproveitamento da água de rejeito do tratamento de água de hemodiálise, apresentado pelo tecnólogo responsável pelo sistema de tratamento de água do Hospital Albert Einstein, Valcir Trindade.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: