5 de Outubro de 2012 | 00h00
No Dia Nacional do Doador, celebrado em 27 de setembro, a Fundação Transplante e Vida, com apoio da Unimed Sorocaba, concluiu a X Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.
O simpósio foi realizado na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. A palestra foi conduzida pelo médico Prof. Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e um dos maiores nomes brasileiros do transplante de fígado.
Durante sua fala, o especialista enfatizou o valor da campanha e, sobretudo, a importância da decisão da família em realizar a doação. O médico, responsável pelo primeiro transplante multivisceral do Brasil, trocou experiências com os jovens estudantes e profissionais que acompanharam o evento.
Também estiveram presentes o vice-presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Paulo Húngaro Neto; o gerente do Banco de Olhos de Sorocaba, Clayton Gonçalves; a gerente de Enfermagem do Hospital Santa Lucinda, Silvia Stramm; a presidente do Rotary Clube “Novos Tempos”, Fátima Miguel; e a presidente da Liga de Cirurgia e Transplante Geral de Sorocaba, Tatiane Benini.
A quinta edição do Simpósio de Doação de Órgãos foi marcada por depoimentos emocionantes. O comerciante Reinaldo Cabral, que se submeteu a um transplante de fígado há seis anos, contou sobre a alegria de voltar à vida. “Só quem passou por isso conhece a dificuldade de continuar lutando. Foi por causa desta campanha que, hoje, estou vivo. Acredito que, se mais pessoas compreendessem o procedimento, muitas vidas poderiam ser salvas”, disse.
Outra importante história foi contada por Sandra Silva, mãe da adolescente Giovanna Souza Anconi, vítima de um aneurisma cerebral em 2011. Sandra falou sobre a decisão da família em doar os órgãos da menina. “Quando soubemos da morte de Giovanna, não tivemos dúvidas sobre qual seria a vontade dela. Se existe a possibilidade de salvarmos vidas, por que não tentar? É preciso permitir que a vida continue. Por isso, apoio e divulgo a campanha.”
Atividades na Praça “Giovanna Souza Anconi”
Além do V Simpósio de Doação de Órgãos, a Fundação Transplante e Vida, Unimed Sorocaba, Banco de Olhos de Sorocaba, Rotary Clube Sorocaba “Novos Tempos”, Companhia Anjos da Alegria e Serviço de Procura de Órgãos de Sorocaba promoveram uma ação social na praça que leva o nome da doadora de múltiplos órgãos Giovanna Souza Anconi. Em 23 de setembro, dezenas de pessoas passaram pelo local, que fica próximo à Avenida Ipanema.
De acordo com Diego Stefan Catani, enfermeiro do Centro de Transplante da Unimed Sorocaba, voluntário da Fundação Transplante e Vida e organizador do evento, o objetivo foi conscientizar a população sobre a doação de órgãos. “Muitas pessoas desconhecem que, para se tornar doador, é necessário informar os parentes. Desenvolvemos esta atividade com o intuito de incentivar essa discussão junto às famílias”, explicou.
O encontro aconteceu das 10 às 17 horas e contou com a participação da mãe de Giovanna, Sandra Silva, e seus familiares. Quem passou pela praça recebeu panfletos, brindes e algodão-doce. Além disso, o evento contou com a animação do Grupo Anjos da Alegria e um ônibus do Banco de Olhos de Sorocaba que realizou cadastros de doadores. O evento foi encerrado com o plantio de mudas nativas.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa