Início / Notícias

Notícia

18 de Maio de 2006 | 00h00

Simpósio da Unimed discutiu humanização na Saúde

Realizado nos dias 12 e 13 de maio, o Terceiro Simpósio de Humanização, promovido pelo Centro de Estudos Unimed Sorocaba (CEUS), discutiu as várias faces e caminhos do processo. Para o professor-doutor Jamiro Wanderley Silva, médico clínico e cardiologista, professor de Clínica Médica da Unicamp e um dos palestrantes do evento, "a tendência atual é tornar os pacientes partes atuantes de seus próprios tratamentos".

A abertura do encontro foi feita pelo médico dr. Luiz Mário Bellegard, membro do CEUS. Para ele, é preciso sempre abordar a questão da humanização. "Devemos sempre ativar o processamento desta lembrança nos profissionais", afirmou. Ainda de acordo com o médico, o CEUS promoverá neste ano diversas outras atividades, abordando temas técnicos, científicos, de atualização médica – como a Medicina Baseada em Evidências – e até questões jurídicas inseridas no contexto da Saúde.

Segundo o médico dr. Carlos Alberto Caniello, diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba e coordenador do CEUS, "os palestrantes de renome relataram suas experiências para sedimentar a idéia de que o cliente deve ser visto em sua totalidade, ou seja, tanto em sua saúde física quanto em seu bem-estar psíquico e em sua inserção no contexto social". Para o médico, é fundamental entender o paciente como um ser bio-psico-social e, conseqüentemente, a saúde nessa dimensão mais ampla.

A primeira palestra do evento foi proferida pelo professor-doutor Paulo Eduardo de Araujo Imamura, neonatologista especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, responsável pela UTI Neonatal da Santa Casa de Lins e membro do Departamento de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Imamura abordou o tema "Muito Além de Uma Incubadora". Na seqüência, a contadora de histórias Suely Lopes discorreu sobre as técnicas e a importância de se contar histórias para crianças hospitalizadas. Fechando as atividades do primeiro dia, o simpósio recebeu a presença do professor-doutor Marcos Augusto Mauad, médico do Centro de Terapia Celular, Hematologia e Oncologia Clínica, que discorreu sobre a "Gestão de Pessoas na Pediatria".

No sábado, dia 13, os trabalhos começaram com a palestra "Câncer Pediátrico: O Que Vem Depois?", ministrada pelo médico Vicente Odone, responsável pela Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e professor associado do Depto. de Pediatria da FMUSP. Às 10h30, o professor-doutor Jamiro Wanderley Silva, médico clínico cardiologista e professor de Clínica Médica da Unicamp falou sobre o tema "Humanizando nas Atitudes" encerrando o simpósio.

Mais informações à Imprensa:
Unimed – Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3222-3040 (15) 9111-1904 – szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: