23 de Março de 2010 | 00h00
Entre os dias 3 e 5 de março, um seminário realizado em São Paulo reuniu todos os serviços de medicina preventiva das Unimeds brasileiras, para apresentar as principais ações executadas e trocar experiências.
Um grupo do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba compareceu ao evento e apresentou o pôster intitulado “Perfil dos Usuários Unimed Sorocaba Inscritos na Oficina de Orientação e Acompanhamento do Diabetes Mellitus (OF.DM.)”.
O trabalho da unidade sorocabana é de autoria dos médicos Cristiane Delgado e Valter Honji, da enfermeira Francine Esteves, da Nutricionista Anne Scorse e da técnica em enfermagem Talita Oliveira. “Este trabalho mostrou a experiência da Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba com os pacientes conveniados participantes da Oficina de Diabetes, todo o acompanhamento que aconteceu, as orientações que eles receberam e as melhorias na qualidade de vida que esta atividade proporcionou no último ano”, conta Francine.
O estudo realizado pela Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba concluiu que a maior parte do público atendido é formado por mulheres entre 46 e 55 anos de idade, com quadros de hipertensão arterial sistêmica e obesidade, além do diabetes mellitus do tipo 2. “Ao longo desses dois anos houve a redução de 5% do peso inicial, com melhora nos níveis glicêmicos e evolução satisfatória em relação à hemoglobina glicada”, revela a enfermeira.
Além dos autores do trabalho, também compareceram ao evento o médico Douglas Harder, os técnicos em enfermagem Wagner R.A. Ferreira e Elisa C. Pereira , a psicóloga Ana Cristina P. de Faria, a nutricionista Vivian Frey, o educador físico João Francisco D. Filho e a fisioterapeuta Paula Akemy.
De acordo com Francine, “é muito importante, não só para a Medicina Preventiva, mas para toda a Unimed Sorocaba, ser representada num evento tão importante no nosso meio”. Ainda segundo a enfermeira, foi possível apresentar “a vitória do trabalho em equipe e a persistência em relação ao trabalho de educação, que precisa crescer cada vez mais entre as equipes multidisciplinares”.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa