3 de Agosto de 2021 | 14h18
Após
percorrer uma trajetória de pleno sucesso como empresa nos últimos 50 anos, a
Unimed Sorocaba dá um passo definitivo rumo ao futuro e inicia um novo ciclo de
crescimento e sustentabilidade, que deverá ser marcado pela inovação e por soluções
disruptivas. “A inovação envolverá tecnologia e um novo modelo de pensar e agir
em prol dos nossos clientes”, destaca o presidente do Conselho de
Administração, doutor Gustavo Ribeiro Neves.
O
primeiro passo nesse sentido foi dado meses atrás, com a criação de um Núcleo de
Inovação, cujo gestor é o doutor Antonio Francisco Alves Neto. A equipe é formada
por Renata Arruda, especialista em inovação e que já desempenhou a função no
Hospital das Clínicas, e Eric Scolastici, analista de inovação e físico médico.
O setor reporta-se diretamente ao diretor presidente.
Semana
da Inovação
Entre os
dias 19 e 22 de julho, foi realizada a Semana da Inovação, que reuniu cooperados
e colaboradores a fim de promover o pensamento criativo e inovador, visando desenvolver
novas ideias, processos e experiências internas e voltadas aos clientes. Dentre
outras atividades, houve palestras com Léo Carraretto, que discorreu sobre
inovação; Bruno Kunszler, que abordou a inteligência artificial e suas aplicações
na saúde; e Lílian Cruz, que falou sobre criatividade e inovação.
Na ocasião, também foi lançado o
Programa
de Inovação Satélite, para capacitar e fomentar a cultura da inovação dentro da
Unimed Sorocaba. Um grupo de dez cooperados e colaboradores voluntários trabalhará
nessa missão. Até o dia 23, oitenta interessados se candidataram. Portanto, será
feita uma seleção posteriormente.
“Os escolhidos
participarão de aulas, palestras e treinamentos com uma consultoria especializada
em inovação e nos auxiliarão na transformação desta empresa”, explica o doutor
Antonio Francisco. “Eles não terão ganho financeiro com essa participação, mas serão
beneficiados com muito aprendizado e participação ativa na evolução da Unimed
Sorocaba”, complementa.
De acordo
com o doutor Antonio Francisco, a Unimed Sorocaba já possui em seu DNA a
inovação como traço predominante. “Ela teve ciclos nesse sentido. O último aconteceu
há 25 anos, com a inauguração do Hospital. Agora, diante de um mercado altamente
agressivo, precisaremos iniciar um novo ciclo”, diz.
Segundo ele,
dentro do Sistema Unimed e na esfera da transformação digital, a Unimed
Sorocaba se classifica como muito importante; enquanto no setor hospitalar
nacional, como muito relevante. “Sem dúvida alguma, temos o mesmo perfil dos
grandes hospitais brasileiros que buscam inovação de processos e tecnologias.
Assim, nosso objetivo em médio prazo é estruturar a nossa empresa de maneira
robusta nesse modelo de inovação e, em longo prazo, nos tornarmos uma das melhores
do país”, revela.
Finalizando,
o doutor Antonio Francisco faz questão de manifestar seu agradecimento à
Diretoria Executiva, ao Conselho de Administração, ao Setor de Comunicação e
Marketing, à sua equipe e a todos os setores, “sempre muito abertos e dispostos
a querer mudar e a sair da zona do conforto, trilhando um caminho positivo e
com visão de futuro”.
Fonte: SZS Comunicação