24 de Maio de 2010 | 00h00
Para celebrar a Semana da Enfermagem, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) realizou uma série de atividades nos dias 12 e 13 de maio para os mais de 280 profissionais que formam seu corpo de enfermagem.
Para celebrar a Semana da Enfermagem, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) realizou uma série de atividades nos dias 12 e 13 de maio para os mais de 280 profissionais que formam seu corpo de enfermagem. Cafés, almoços e ceias especiais; sessões de massagem e maquiagem; palestras; missa e culto ecumênico marcaram a data.
Na noite do dia 12, os médicos Carlos Alberto Caniello, Paulo Húngaro Neto e Carlos Renato Imamura, respectivamente, diretores de Assuntos Médicos (da cooperativa), Clínico e Técnico (do hospital) estiveram presentes e antes da palestra “Motivação e Valorização da Enfermagem” ter início, falaram aos presentes.
O doutor Paulo Húngaro reforçou a importância da enfermagem em tudo o que é feito no hospital e destacou os dois conceitos mais importantes que dão sustento para a política da qualidade existente na instituição. “Um é o exercício da integração e o outro é a essência da enfermagem, ou seja, a assistência, o cuidar e o acarinhar”. Já o diretor de Assuntos Médicos, doutor Carlos Alberto Caniello, destacou que 30% do quadro de colaboradores da cooperativa é composto por profissionais da enfermagem. “Ser cuidador exige muito mais que cumprir com o seu trabalho. Trata-se do exercício de doar-se integralmente”. “A enfermagem é a alma do hospital”. Foi assim que o doutor Carlos Renato resumiu o papel dos profissionais homenageados e revelou que além de médico também é técnico em enfermagem. A gerente de enfermagem do hospital, Alexandra de Barros Inocêncio , também fez uso da palavra e agradeceu a todos os colaboradores que a acompanharam nesse seu primeiro ano de gestão. “Nosso objetivo é lutar em prol a assistência, segurança e qualidade e, assim, beneficiar ainda mais os clientes”, afirmou.
Após esses pronunciamentos teve início a palestra “Motivação e Valorização da Enfermagem”, com a psicóloga Deise Regina Vander Velden Paiva. Ela começou sua apresentação destacando o papel de cuidador dos enfermeiros. “O ser humano só consegue nascer e crescer porque alguém cuida dele”. Segundo a psicóloga, a enfermagem é a ciência e a arte da consciência de saber cuidar. “O papel da enfermagem é o de ser a articuladora entre as equipes para se tornar guardiã do bem-estar dos pacientes”, pontuou.
Ainda de acordo com a psicóloga, algumas vezes o colaborador da área da saúde está tão acostumado ao seu trabalho e a sua rotina, que se torna anestesiado à escuta e isso gera uma produção de indiferença diante do outro. “Conseguimos nos curar sempre que nos sentimos entendidos, ouvidos e levados em conta pelo outro”, disse. “Mesmo que fisicamente haja um problema, nos sentimos melhores porque somos acolhidos”. O acolhimento, disse a doutora Deise, deve ser uma ação de aproximação e uma atitude de inclusão.
Na noite da quinta-feira, 13 de maio, outra palestra movimentou a Semana da Enfermagem do Hospital Unimed de Sorocaba. Desta vez, a palestrante convidada foi a médica dermatologista Jane Maria Modena Brasil. O tema da apresentação foi: “Espiritualidade no cuidado com o cliente”.
Durante duas horas, a médica abordou questões complexas, envolvendo as relações e os embates entre os serviços de saúde e a espiritualidade. Traçando uma linha história, a doutora Jane explicou que o início da controvérsia entre a ciência e espiritualidade começou na Idade Média, quando a igreja controlou a ciência e só começou a desanuviar quando René Descartes propôs a separação dos assuntos que deveriam ser tradados pela ciência e pela religião. “A prece ajuda o paciente, isso não se discute mais”, ressaltou a palestrante.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa