Início / Notícias

Notícia

10 de Março de 2009 | 00h00

Revista Ser Médico cita Hospital Unimed de Sorocaba como ecologicamente correto

A edição número 46 da revista “Ser Médico”, referente ao trimestre janeiro-março de 2009, cita o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) como uma das instituições hospitalares do Estado de São Paulo que mais se preocupa com o meio ambiente.

A matéria “Hospitais também cuidam da saúde do planeta”, cita exemplos de hospitais que adotam políticas coerentes e exercem ações concretas de preservação e respeito aos recursos naturais, muito além das exigências legais a que estão sujeitas. A revista é editada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), com tiragem de 101.000 exemplares. 

“É gratificante saber que uma publicação tão conceituada como a revista Ser Médico citou o trabalho desenvolvido no Hospital Unimed de Sorocaba desde sua fundação, em 1996, muito antes da bandeira ambientalista ter o destaque que, merecidamente, possui atualmente”, pondera dr. Rodolfo Pinto Machado de Araújo, Diretor Presidente da instituição. “A preocupação da Unimed Sorocaba com o meio ambiente está inserida em sua missão institucional, que é a de não se restringir em ser apenas mais uma operadora de planos de saúde, mas uma empresa preocupada com a comunidade em todo o seus contextos social, cultural e ambiental ”, complementa.

Parte da matéria onde o HUS é citado

Fonte: Revista Ser Médico

O Brasil concentra cerca 12% de toda água doce do mundo, o que não significa água limpa em abun­dância. A má distribuição e a poluição reduzem esse recurso vital. O Hospital Unimed de Sorocaba, além da separação dos recicláveis e destinação correta dos infectantes químicos e comuns, mantém desde sua inauguração, há 13 anos, um sistema de tratamento de efluentes líquidos antes de despejá-los no esgoto. Parte da água tratada volta para a irrigação de jardins, canteiros e vasos de plantas. Outro programa é o de reciclagem da água utilizada para geração de vácuo no sistema de esterilização dos materiais cirúrgicos por autoclave. 

A água antes era descartada, mas agora volta a um reservatório, sendo reutilizada no mesmo processo. “É sistema altamente seguro, pois a água não entra em contato com os materiais cirúrgicos. O procedimento reduziu o consumo de 900m³, para 150m³ de água por mês”, comemora Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora de gestão ambiental do Unimed de Sorocaba. Para envolver funcionários e pacientes nos projetos, a Comissão de Gerenciamento de Resíduos desenvolve, há três anos, um simpósio sobre meio ambiente. Na edição de 2008 focou as discussões na gestão ambiental dos procedimentos de hemodiálise. Em 2009, o hospital pretende desenvolver um projeto de reutilização da água da hemodiálise, cerca de 250m³ por mês, em descargas de vasos sanitários.

Lição de casa premiada - Para incentivar essas ações, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo criou o prêmio Amigo do Meio Ambiente que reconheceu, em setembro de 2008, 16 instituições de saúde por seus projetos ambientais. Os participantes foram julgados por uma comissão que avaliou a originalidade, a relação custo/benefício e os resultados alcançados. “O principal objetivo da premiação é criar a cultura de preservação nas instituições e conscientizar as pessoas que mesmo as ações simples podem resultar em redução de impactos ambientais”, declarou Ricardo Tardelli, coordenador de serviços de saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: