14 de Junho de 2012 | 00h00
A Unimed Sorocaba promoveu no último 31 de maio – quando se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco – o evento Respire Saúde, uma programação que contou com atividades como caminhada, palestra e entrega de adesivos e folhetos.
O objetivo principal da ação foi incentivar a população a largar a dependência do cigarro.
De acordo com a coordenadora da fisioterapia do Hospital Unimed Sorocaba (HUS), Vanessa Claro de Oliveira, as atividades foram pensadas para conscientizar os fumantes. “Abordamos quem estava praticando exercícios na pista de caminhada do Campolim para a entrega de folhetos com informações importantes e orientações sobre o assunto, além de aferirmos a pressão arterial. Também fizemos um jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas que formavam – com as respostas certas – um pulmão saudável”, conta Vanessa.
Quem passou pelo local aprovou a ideia, inclusive dos pontos de descarte de cigarros, localizados em todas as unidades da Unimed Sorocaba. “Acredito que cuidar da saúde antes que aconteça algum problema mais grave é um dos pontos para levar uma vida mais saudável”, fala o engenheiro Paulo Cesar Martins, que parou para aferir a pressão arterial no estande da instituição na pista do Campolim. As atividades que aconteceram no parque foram realizadas pelas equipes de Fisioterapia do Hospital e da Medicina Preventiva.
As atividades foram encerradas na sede da Medicina Preventiva com a palestra “Cuide do seu pulmão, respire saúde”, ministrada pelo pneumologista Carlos Renato Imamura. Na ocasião, vídeos e imagens sobre os males causados pelo uso do cigarro foram apresentados aos participantes. “O que fazemos no decorrer da vida aparece como consequência no futuro”, afirmou o especialista.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa