Iniciadas no último 15 de maio, as obras no Centro Cirúrgico do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba, permitirão aumentar a infraestrutura e, consequentemente, a capacidade operacional do serviço. A ampliação alinhará ainda mais a Cooperativa com as premissas do Projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que tem a instituição como uma das suas signatárias.
A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2019. O Centro Cirúrgico terá duas novas salas cirúrgicas, cada uma com 40 m²; outras duas específicas para a guarda de equipamentos, totalizando mais 36 m²; mais uma área para escovação e outra para prescrição médica. Além disto, serão criados nove leitos para recuperação pós-anestésica, num espaço de 70 m², e um novo Posto de Enfermagem. Apesar de sua amplitude, não haverá interferência nos processos e fluxos atuais.
O diretor clínico do HMS, Gustavo Ribeiro Neves, entende que a ampliação possibilitará aumentar a capacidade operacional do Centro Cirúrgico e, assim, proporcionará mais agilidade para atender à crescente demanda. “As cirurgias do aparelho digestivo, ortopédicas e otorrinolaringológicas são as de maior volume. O recorde histórico foi em janeiro de 2018, com 795 procedimentos cirúrgicos realizados no mês”, conta.
Ainda de acordo com Gustavo, o HMS tem um substancial movimento cirúrgico, com alto componente de cirurgias de grande porte. “O investimento feito agora, com estas reformas, trará considerável benefício aos clientes e ao corpo clínico, por melhorar e desenvolver ainda mais as condições técnicas”, diz. “Além disto, o Hospital vem expandindo as cirurgias de alta complexidade, como, por exemplo, os transplantes hepáticos, renais, neurocirurgias e cirurgias oncológicas.”
Para quem vivencia rotineiramente o Centro Cirúrgico, como, por exemplo, o cirurgião Celso Simoneti, a ampliação desse setor e da UTI deverá melhorar o fluxo dos casos mais complexos. Já a reforma da Recepção para as internações deverá encurtar o trâmite para os pacientes. “O intuito principal da Cooperativa é oferecer condições adequadas de trabalho para os cooperados e, consequentemente, melhorar o atendimento aos clientes”, observa. “Portanto, estes investimentos devem fazer parte da estratégia da Unimed Sorocaba para cumprir suas metas”, completa.
Conforme Simoneti, o HMS vem, naturalmente, ocupando o status de hospital para procedimentos complexos. “Frequentemente, atendo pacientes oriundos de cidades vizinhas, que buscam por atendimento em Sorocaba. Eles antecipam a possibilidade de tratamento cirúrgico no HMS, em detrimento aos serviços hospitalares na cidade de origem”, revela.
Por sua vez, no âmbito do Projeto Parto Adequado, as reformas contemplarão uma sala para pré e pós-parto (PPP), contendo solarium; banheiro adaptado; área para cuidados de higienização do recém-nascido; banheira; e local para trabalhar com equipamentos, como bola, cavalinho, barras de apoio, entre outros. Ao todo, as ampliações e obras totalizarão 230 m².
Segundo a enfermeira Priscila Abdalla Policeno, que trabalha no HMS há 20 anos e foi a primeira estagiária de enfermagem do Hospital, a ampliação do Centro Cirúrgico trará benefícios aos cooperados, clientes e colaboradores. “O setor terá oito salas cirúrgicas com a mais alta tecnologia do mercado, sempre visando à melhoria contínua na humanização da assistência”, destaca.
De acordo com Priscila, atualmente, o Centro Cirúrgico representa uma unidade onde, cada vez mais, são realizados procedimentos complexos. Ela cita estatísticas robustas: “Em 2014, contabilizamos 8.327 cirurgias. Neste ano, considerando as já realizadas no primeiro semestre e fazendo uma projeção das que devem acontecer no segundo semestre, o ano deverá fechar com cerca de 9.000 procedimentos”.