28 de Fevereiro de 2007 | 00h00
Palestra educativa indicada para pacientes diabéticos, obesos, dislipemicos e demais interessados no tema. Aberto ao público geral (não-conveniados também podem participar). É necessário fazer inscrição! Os mesmos devem inscrever-se pelo telefone 3224-4397, falar com Janaína ou Paula.
A reeducação alimentar será discutida em palestra promovida pelo Serviço de Medicina Preventiva do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), da Unimed de Sorocaba, neste próximo dia 15, às 18 horas, em sua sede - Rua Salvador Corrêa, 485, Vergueiro. O evento tem como público alvo diabéticos, obesos, dislipemicos e hipertensos . As inscrições são grátis, mas devido à limitação do número de vagas, as reservas deverão ser feitas com antecedência pelos telefones (15) 3224-4397 ou 3224-4753, ou pelo e-mail recepcao.prev@unimedsorocaba.com.br.
Evento destinado ao público em geral.
40% das mortes são causadas por doenças não-transmissíveis (Fonte: Ministério da Saúde) |
Os brasileiros precisam adotar hábitos saudáveis. Anualmente, mais de 40% das mortes registradas no país ocorrem por causa das chamadas doenças não transmissíveis, como infarto, derrame cerebral, enfisema, cânceres e diabetes. Essas são as principais causas de internação e óbito. Só em 2003, significaram mais de 400 mil mortes. Custam ao Brasil cerca de R$ 11 bilhões por ano em consultas, internações e cirurgias (incluindo transplantes).
Essas doenças, em grande parte, podem ser evitadas com uma simples mudança de hábito. O Projeto Brasil Saudável, lançado pelo governo federal há um ano e meio, tem o objetivo de estimular a população a adotar modos de vida diferentes, com ênfase na atividade física, na reeducação alimentar e no controle do tabagismo.
Com o projeto, o Ministério da Saúde cumpre o compromisso com as diretrizes e as ações previstas na Estratégia Global de Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, lançada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa